Região

Ferraria de São João acolhe fórum para refletir sobre as aldeias, a floresta e o fogo

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 17-06-2024

A Câmara Municipal de Penela e a Associação de Moradores da Ferraria de São João juntam-se na organização do Fórum “As Aldeias, a Floresta e o Fogo”.

A iniciativa vai decorrer no dia 22 de junho, na Ferraria de São João, no concelho de Penela. A abertura está prevista para as 9h30, contando com a intervenção da deputada à Assembleia da República, Ana Abrunhosa, e a sessão de encerramento será às 13h00, contando com as intervenções do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Durante a manhã serão três os painéis que vão abordar a gestão das florestas e os desafios para a sustentabilidade das aldeias. A entrada é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

PUBLICIDADE

publicidade

No próximo sábado, dia 22 de junho, a Ferraria de São João, no concelho de Penela, acolhe um fórum que pretende refletir sobre a gestão da floresta, as soluções e os desafios para a sustentabilidade das aldeias.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Penela e pela Associação de Moradores de Ferraria de São João. Sob o tema “As Aldeias, a Floresta e o Fogo”, a iniciativa vai reunir especialistas, moradores, políticos e a sociedade civil para debater temas cruciais para a segurança e sustentabilidade das aldeias, especialmente no contexto dos incêndios florestais.

A sessão de abertura está agendada para as 9h30, contando com as intervenções da deputada à Assembleia da República, Ana Abrunhosa, do presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, e do Presidente da Associação de Moradores da Ferraria de São João, Luís Teixeira.

Já a sessão de encerramento está agendada para as 13h00, contando com as intervenções do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, além do presidente da Câmara Municipal de Penela.

Ao longo da manhã, serão três os painéis em debate, sob os temas da gestão da floresta na envolvente das aldeias – o que falta?; aldeias mais seguras – soluções e desafios; e o impacto do fogo no turismo e sustentabilidade das aldeais. Estes painéis vão com a participação de diversas entidades e especialistas, incluindo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a Forest Wise, a Câmara Municipal de Penela, o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Turismo de Portugal, a ADXTUR e o Empreendimento Chão do Rio.

PUBLICIDADE

publicidade


A entrada é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. O link está disponível aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE