A Comissão Nacional para a Humanização dos Cuidados de Saúde, acabada de criar pela Direcção Executiva do SNS, vai ser coordenada pelo ex-presidente do CHUC Fernando Regateiro, soube NDC.
Professor catedrático jubilado, o médico, que também liderou a Administração Regional de Saúde do Centro, é acompanhado nesta missão, por exemplo, por João Pedroso de Lima, ex-director clínico dos antigos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), e porta-voz do movimento cívico “Humanizar Saúde”.
Integram ainda a CNHCS Ana Sampaio, em representação da Plataforma Saúde em Diálogo, António Tavares Calinas, Carina Peixoto Ferreira, Fernando Pinheiro Roques, Filipe Almeida, Margarida Rodrigues, Elisabete Reis e Mariana Ribeiro Fiadeiro.
PUBLICIDADE
A criação da CNHCS visa o aprofundamento da humanização dos cuidados no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, focando-se na centralidade da pessoa e na sua dignidade intrínseca.
Segundo Fernando Regateiro, o organismo privilegia uma visão da humanização que integra vertentes como as atitudes e comportamentos dos utentes do SNS e dos respectivos familiares, a par dos de médicos, enfermeiros, gestores e outros profissionais.
A CNHCS foi também criada para contribuir para o fomento da humanização, à luz do desenvolvimento do modelo de organização e funcionamento do SNS baseado, hoje em dia, em unidades locais de saúde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE