A Feira dos Santos, do Mel e da Castanha está de regresso a Góis até terça-feira. Apesar de manter a tradição, esta edição surge com um novo formato, centrando a maioria das iniciativas no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, na sua área envolvente e, também, no Parque do Cerejal, junto ao ex-líbris natural de Góis, o Rio Ceira.
“Um evento que promove as potencialidades do concelho, divulgando os produtos da região”, realça o presidente da Câmara Municipal, admitindo que “seja uma marca e uma referência de Góis naquilo que são os diversos eventos que o município organiza ao longo do ano”.
O mel e a castanha são duas das estrelas desta feira, a par com outros produtos endógenos e tradicionais da região.
Música, artesanato, tradição, etnografia, gastronomia – show cooking, animação de rua, desporto, cultura, atividades infantis, pinturas faciais e o tradicional magusto são algumas das atrações deste evento que “conta com 44 expositores”, frisa Rui Sampaio.
PUBLICIDADE
Promovido pelo município de Góis, este certame conta com a parceria do Agrupamento de Escolas de Góis, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Góis, do CLDS 4G Góis Solidário I + Inclusivo, Inovador e Impulsionador, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, do NFIT Project de Góis, do Grupo Voluntariado de Góis da Liga Portuguesa Contra o Cancro, do Rancho Folclórico “As Sachadeiras da Várzea” e do Rancho Folclórico “Serra do Ceira”.
A autarquia recorda que este certame realizou-se pela primeira vez a 1 de novembro de 1957, no Parque do Castelo, na zona antiga da vila de Góis. Associada ao costume da matança do porco, a feira viria a tornar-se num convívio tradicional, de reunião das famílias.
A feira começou este domingo no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal. Segunda-feira abre às 15:00 e meia hora depois decorre a atividade Cores de Outono, destinada à população sénior. À noite, às 21:30, destaque para o concerto pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.
No dia 1 de novembro, o Mercado Municipal abre às 8:00. Uma hora depois tem início o XIX Torneio de Malha Inter-Coletividades. A feira abre às 10:00, altura em que começa também a animação musical com uma arruada pelo Grupo de Concertinas das Cortes. À tarde, às 16:00, destaque para o showcooking “Gamelinhas”, com o chef pasteleiro António José Martins. Segue-se a atuação do Rancho Folclórico “Serra do Ceira” (17:00) e o tradicional magusto (18:00).
Veja os diretos NDC:
PUBLICIDADE