A iniciativa é promovida pelo Grupo Folclórico de Coimbra e tem como objetivo recriar uma feira que tinha lugar duas semanas antes da Páscoa junto ao antigo Hospital da cidade.
Pastéis de Santa Clara, Arrufadas de Coimbra, Arroz Doce, Pastéis de Canela, Pão tradicional, Licores ou os petiscos da “Tasca do Amadeu” podem ser degustados na Feira dos Lázaros que decorre domingo no Largo D. Dinis.
Tradicionalmente realizado no Bairro de Celas, foi obrigado a mudar para a zona onde foi criado no início do século XX.
PUBLICIDADE
Trata-se do Largo D. Dinis, local que até 2023 foi usado pelo Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra. Mas a falta de elementos deste grupo levou-o a deixar de organizar esta tradição ligada ao antigo Hospital dos Leprosos.
Um regresso às origens que foi saudado por muitos dos participantes e até mesmo dos visitantes da feira que, para além de conhecerem a Universidade, tiveram oportunidade de tomar contacto com esta tradição.
Veja imagens da Feira dos Lázaros
























Logo à entrada encontramos à venda os “Lázaros”. Trata-se de um boneco em formato de galinha feito de massa de pão.
Maria do Céu Soares é uma das responsáveis pela confeção deste pássaro que conta com penas de galo.
Veja o Direto NDC com Maria do Céu Soares
Ao seu lado, a Queijada de Coimbra. Feita na mesma de queijo fresco, tem um formato diferente da queijada de Pereira ou de Tentúgal.
A diferença é explicada por Eulália Peres, presidente do Grupo Folclórico de Coimbra.
Veja o Direto NDC com Eulália Peres
Junto à estátua de D. Dinis foi colocado um espaço de venda de brinquedos antigos , cestaria e até plantas.
Florindo Vilela referiu que os brinquedos, para além de poderem ser adquiridos, podem servir para os pais ou avós explicarem como é que passavam o seu tempo livre quando eram mais novos.
Veja o Direto NDC com Florindo Vilela
A Tasca do Amadeu tem café feito à moda antiga (ao lume da lareira), sopas tradicionais ou pratos copmo Favas à moda antiga, Iscas, Bacalhau albardado ou carapau de escabeche, entre outros pratos.
Na outra zona de venda, encontramos espaços para a venda de tremoços, amendoins e grades do convento. Um doce conventual, como explicou Inês Leal.
Veja o Direto NDC com Inês Leal
A Feira dos Lázaros decorre domingo até às 18:00 no Largo D. Dinis em Coimbra.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.