Região

Feira do Espinhal promove mel que sofreu quebras na produção (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-09-2022

A Freguesia do Espinhal volta a receber a Feira do Mel, naquela que é a sua 33ª edição, com a presença de 13 apicultores do distrito de Coimbra e 42 expositores de produtos endógenos, bem como de artesanato. O certame, que divulga e promove uma atividade que este ano sofreu uma quebra significativa na produção devido às condições meteorológicas adversas, decorre, até este domingo, nesta freguesia do concelho de Penela.

“O tempo não ajudou. Basta estar uns dias de mais frio e vem complicar a colheita. O ano começou bem, depois veio o frio, depois o calor excessivo”, salientou, ao Notícias de Coimbra,  o apicultor Mário Mendes, que possui cerca de 200 colmeias.

João Alves refere que “as abelhas estão a morrer à fome”. Para este apicultor de Arganil “o mel é pouco, os enxames por vezes morrem e é difícil conseguir manter uma produção estável e fazer um crescimento estável do efetivo”.
Fernando Bacalhau, presidente da Cooperativa Co.Beehive, avança que “houve uma quebra de 80% na produção de mel”.

PUBLICIDADE

A maior parte dos produtores de mel desta região concilia a atividade profissional com a apicultura, que se tornou num complemento à economia familiar deste concelho do distrito de Coimbra.

O  presidente da Câmara Municipal de Penela , Eduardo Santos, disse, ao NDC, que a autarquia está a preparar “um pacote de medidas de apoio aos apicultores do concelho”, reforçando que há menos produção de mel.
Segundo Luís Dias, presidente da Junta de Freguesia do Espinhal, a Feira do Mel “é uma das mais antigas feiras da região Centro” e está a ser um sucesso.

Junto à Igreja Matriz do Espinhal cerca de uma dezena de artistas oriundos de vários países participaram na Festa da Caricatura proporcionando uma experiência única. “Uma manhã com bastante público”, refere Osvaldo de Sousa, diretor da Bienal de Humor Luiz d’ Oliveira Guimarães.

Este domingo vai, ainda, haver o Festival de Folclore e uma tertúlia da Bienal do Humor subordinada ao tema “Os Animais, o Homem e o Planeta”.

O encerramento do certame,  que é organizado pelo Município de Penela, Junta de Freguesia do Espinhal e Associação de Apicultores Serramel, acontece por volta das 19:30.  E, às 21:30, no Largo da Igreja, realiza-se o espectáculo “Tomar-lhe o Gosto”. 

Veja os diretos NDC:

 

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE