A Confraria da Lampreia de Penacova promove sábado, 5 de abril, o seu 20.º Capítulo.
Apesar do dia ser de festa, não há motivos para se festejar. Segundo o comunicado emitido pela autarquia, “o Capítulo da Confraria da Lampreia, de Penacova, não contará (pelo segundo ano consecutivo) com a presença da lampreia no menu”.
A medida, como é dito, prende-se com “a preservação da espécie, que tem vindo a diminuir de forma alarmante”. “A sobre-exploração, aliada a fatores como a destruição de habitats e as alterações ambientais, tem colocado a lampreia em risco”, referem.
PUBLICIDADE
No seu lugar, será servido “um prato de peixe, tirando partido dos deliciosos peixes do rio, preparados com toda a mestria e sabor característicos da região, acompanhados por arroz de tomate”.
“Para além dos sabores ribeirinhos, no segundo prato, poderão também ser apreciados sabores do campo, o tradicional chispe (perna de cabra assada no forno), um prato robusto e repleto de sabor que faz parte da rica gastronomia local”, afirmam.
Daí que se pergunte: não seria preferível fazer um interregno no evento, tal como já acontece há alguns com o Fim de Semana da Lampreia na sede do concelho? É que realizar um capítulo sem que seja possível provar esta iguaria gastronómica soa um pouco como fazer uma festa de aniversário sem aquele que tem de soprar as velas.
PUBLICIDADE