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Faz 25 anos que foi produzido o milionésimo Opel “Made in Eisenach”
Eisenach e a produção automóvel são indissociáveis e a Opel e Eisenach mantêm laços estreitos há mais de três décadas. A marca lançou as bases para uma história de sucesso que continua até aos dias de hoje – com automóveis “made in Eisenach”. O milionésimo Opel saiu da linha de produção da fábrica da Turíngia em 10 de novembro de 1999: um Corsa B preto com o nível de acabamento “Edition 100”.
A fábrica tem-se desenvolvido continuamente ao longo das décadas e teve motivos para celebrar de novo recentemente. Em abril, o novíssimo Opel Grandland celebrou a sua estreia mundial em Eisenach. O novo SUV de topo eletrificado foi recentemente produzido na cidade de Wartburg, tornando-o um verdadeiro “Eisenacher”. Com o novo Opel Grandland, a fábrica está bem posicionada para o futuro.
Após a queda do Muro de Berlim, os responsáveis da Opel na altura reconheceram rapidamente o potencial oferecido pela tradicional localização automóvel de Eisenach. Logo em março de 1990, a Opel fundou a Opel-AWE-Planungs-GmbH juntamente com a Automobilwerk Eisenach (AWE), promovendo assim o desenvolvimento económico na Turíngia. Apenas dois dias após a reunificação oficial, a 5 de outubro de 1990, o primeiro Opel Vectra saiu da linha de produção numa fábrica da AWE. Em fevereiro de 1991, é lançada a primeira pedra para a nova fábrica em Eisenach.
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Após um período de construção de apenas 19 meses e um investimento total de cerca de mil milhões de
marcos alemães, a nova fábrica de Eisenach inicia a produção do Opel Astra em setembro de 1992. Mais tarde, em 3 de junho de 1993, o primeiro Opel Corsa “made in Germany” sai da linha de produção. A partir de então, a produção da Opel em Eisenach registou um grande crescimento.
Devido à elevada procura, a produção na primeira metade da década de 1990 foi, por vezes, centrada exclusivamente no automóvel pequeno best-seller. O Corsa tounou-se tão popular entre os clientes que apenas nove anos após o início da produção automóvel no local e apenas seis anos após o primeiro Corsa de Eisenach, o milionésimo Opel ali produzido saía da linha de produção. A 10 de novembro de 1999, exatamente 10 anos após a queda do Muro de Berlim, um Corsa ‘Edition’ preto de 48 kW (65 cv) saiu da montagem final na Turíngia para o seu comprador em Regensburg, na Baviera.
Desde o início, a fábrica de Eisenach é objeto de um desenvolvimento contínuo para garantir o seu sucesso. Rapidamente estabelece padrões em termos de compatibilidade ambiental, tecnologia de fabrico e sistemas de produção.
São cinco os princípios fundamentais: envolvimento dos trabalhadores, melhoria contínua, garantia de qualidade desde o início, normalização e tempos de produção curtos graças a uma logísticaperfeitamente organizada. Como resultado, a fábrica é posteriormente reconhecida várias vezes como a unidade de produção automóvel mais moderna e produtiva da Europa.
Em 2012, ao Astra e ao Corsa juntou-se o Opel ADAM. Desde a extensa modernização das instalações de produção em 2019, a fábrica é a única responsável pelo SUV Grandland da Opel.
O novíssimo Opel Grandland, que celebrou a sua estreia mundial no local no início deste ano e está disponível para encomenda há algumas semanas, sai agora da linha de produção em Eisenach – e as exigências no local foram significativas. Afinal, a nova geração do SUV topo de gama está também disponível, pela primeira vez, como um Grandland Electric totalmente elétrico. O novo Grandland é o primeiro modelo do fabricante alemão a basear-se na plataforma ultramoderna STLA Medium, nativa dos BEV, e, com uma capacidade de bateria de até 97 kWh (capacidade utilizável), permite uma autonomia sem emissões locais de até cerca de 700 quilómetros (WLTP1).
Para preparar a fábrica de Eisenach para a produção de modelos eletrificados, a empresa investiu 130 milhões de euros no local e transformou-o numa verdadeira “fábrica eletrificada” em várias áreas. Por exemplo, foram efetuadas alterações significativas no processo de produção, com modificações na secção de carroçarias e na montagem final.
Além disso, todos os sistemas de transporte foram adaptados e reforçados, a produção da carroçaria foi totalmente automatizada e foram instalados muitos sistemas de câmaras de última geração nas várias áreas para uma inspeção detalhada. Foi também criada uma nova fábrica de baterias, na qual são montadas no local as baterias para o Grandland elétrico. Foram formados peritos especializados em alta tensão para esta tarefa.
O facto de Eisenach estar também a planear um parque solar para abastecer a fábrica com energia “verde” enquadra-se perfeitamente no novo Opel Grandland elétrico e na sua própria montagem de baterias. Desta forma, a mudança gradual para as energias renováveis também está a ajudar a garantir que a fábrica está posicionada de forma sustentável para o futuro e pode continuar a sua história de sucesso.
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