As autoridades espanholas estão a investigar a eventual ligação entre o apagão que ontem deixou Espanha e Portugal sem eletricidade e a morte de cinco pessoas em diferentes regiões do país.
Três das vítimas, um casal idoso e o filho com deficiência, foram encontradas sem vida na localidade de Taboadela, em Ourense. De acordo com o El País, tudo indica que terão morrido por inalação de dióxido de carbono libertado por um gerador que usavam para contornar a falta de energia.
Em Madrid, uma mulher perdeu a vida na sequência de um incêndio alegadamente provocado por uma vela acesa durante o corte de eletricidade. Já em Alzira, na Comunidade Valenciana, uma mulher de 46 anos morreu depois de o equipamento de oxigénio de que dependia ter deixado de funcionar por falta de corrente.
PUBLICIDADE
Apesar dos trágicos incidentes, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou esta terça-feira que o país está “a caminhar com passos firmes para a recuperação da plena normalidade”. Durante uma conferência de imprensa no Palácio da Moncloa, Sánchez sublinhou que o pior da crise já foi ultrapassado, embora com a devida prudência.
Segundo as autoridades, o fornecimento de eletricidade foi restabelecido na totalidade do território continental espanhol esta manhã, e o sistema respondeu com sucesso ao primeiro pico de consumo do dia, registado às 08h35 locais (07h35 em Lisboa).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE