Saúde
Família morre envenenada após comer arroz na passagem de ano
Quatro familiares morreram depois de comerem arroz envenenado que continha uma substância tóxica conhecida como ‘chumbinho’, no Piauí, no Brasil.
Francisca Maria da Silva, de 32 anos, morreu na madrugada de terça-feira no hospital onde estava internada desde o dia 1 de janeiro.
De acordo com o G1, o irmão e dois filhos de Francisca também morreram vítimas do envenenamento.
As autoridades encontram-se a investigar o caso e a possibilidade de homicídio está a ser ponderada. Contudo, a polícia ainda não avançou com informação sobre o suspeito.
A refeição foi preparada pela família no dia 31 de dezembro para festejar a entrada em 2025. No dia, comeram e não sentiram qualquer sintoma. No almoço do dia 1, a família comeu as sobras da refeição e começou a sentir-se mal. Os oito familiares tiveram de ser encaminhados para o hospital.
O peixe da refeição tinha sido doado, e inicialmente, suspeitou-se que pudesse estar estragado ou envenenado. Porém, essa suspeita foi descartada, depois de ter sido confirmado que o arroz da refeição é que tinha causado o mal estar.
Dois dos cinco filhos de Francisca já tinham morrido por envenenamento. Em agosto de 2024, as crianças de 7 e 8 anos morreram depois de comeram cajus. A polícia nega ligação entre as duas situações. Inclusive a principal suspeita, uma vizinha da família, foi presa e acusada por duplo homicídio qualificado.
Segundo o diretor do Instituto Médico Legal, a substância encontrada no arroz e no caju são iguais. Terbufós é o produto químico em questão que habitualmente é utilizado em ‘chumbinho’ – um pesticida.
O produto químico quando ingerido atinge o sistema nervoso central e os músculos.
A venda do produto é proibida no Brasil.
Related Images:
PUBLICIDADE