MOBILIDADE

Falta de resposta da Câmara de Coimbra preocupa FlixBus: “esta paragem não é um bom cartão de visita para a cidade”

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 07-10-2024

A FlixBus continua à espera de respostas da Câmara Municipal de Coimbra relativamente à paragem na Rua do Padrão.

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“Estamos, obviamente, preocupados com esta situação. Recebemos cada vez mais queixas relativamente à paragem da FlixBus na cidade, não só pelas questões de falta de segurança, mas também pelas condições de conforto. Eu próprio estive em Coimbra no início deste mês para avaliar a situação, e confesso que é das piores situações que temos, não só em Portugal, como, atrevo-me a dizer, em Espanha ou França”, afirma Pablo Pastega, vice-presidente da FlixBus para a Europa Ocidental.

“Coimbra é a terceira cidade mais importante da rede da FlixBus em Portugal, e acredito que esta paragem não seja um bom cartão de visita para a cidade”, conclui.

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“Temos estado a tentar falar com a Câmara, mas continuamos qualquer tipo de resposta, e por isso estamos a analisar internamente a situação para definir os próximos passos quanto às condições de paragem em Coimbra. Apenas queremos que as entidades responsáveis, neste caso, a câmara municipal, cumpram com o estipulado no Decreto-Lei 140/2019 quanto às condições de acesso e utilização de interfaces e terminais, algo que mereceu já uma ação de supervisão da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, cujo relatório foi publicado recentemente”, afirma este responsável.

O Decreto-Lei n.º 140/2019 de 18 de setembro (DL 140/2019), regula as condições de acesso e de exploração de serviço público de transporte de passageiros expresso e o acesso transparente, equitativo e não discriminatório a interfaces e terminais rodoviários de passageiros.

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Estabelece que, independentemente do regime de gestão ou de propriedade, os operadores de interface ou de terminal de transporte público de passageiros devem permitir o acesso em condições equitativas, não discriminatórias e transparentes a todos os operadores de serviços públicos de transporte de passageiros, incluindo os operadores de serviços expresso, designadamente quanto às instalações, oficinas, estacionamento, bilheteiras, e sistemas de atendimento, venda e informação ao público.

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