Cidade
Fado de Coimbra precisa do seu voto para ser uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
O Fado de Coimbra, depois de ter sido o grande vencedor distrital, precisa do seu voto para chegar à finalíssima e ser eleito uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
O Fado coimbra vai a votos no dia 30 de agosto, na 2ª Meia-final, transmitida durante o dia pela RTP1 e RTP Internacional em directo de Torres Novas.
PUBLICIDADE
Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular.
Para votar no Fado de Coimbra ligue até 30 de agosto para o telefone 760 207 788.
A Gala da Declaração Oficial, realiza-se a 5 de setembro de 2020 em Bragança e será transmitida pela RTP 1 e Internacional, em horário nobre.
O Fado de Coimbra, ou Canção Popular de Coimbra, é um género musical performativo, com origem popular e local, enraizado no folclore da cidade, que inspirou os estudantes da Universidade, tendo na Serenata a sua expressão de divulgação mais genuína e erudita.
Era o povo de Coimbra e, nomeadamente, os habitantes da velha Alta da cidade, que melhor divulgaram e transmitiram às várias gerações de académicos este modelo musical. Mais tarde, vários cultores académicos projetaram o Fado de Coimbra para outro nível, tais como António Menano, Edmundo de Bettencourt, Luiz Goes, José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.
Já mais recentemente, em junho de 2013, a UNESCO reconheceu a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património da Humanidade, sendo o Fado de Coimbra um dos quatro pilares imateriais que contribuiu para essa distinção mundial.
Related Images:
PUBLICIDADE