Coimbra

Fado de Coimbra!

Notícias de Coimbra | 6 horas atrás em 15-12-2024

O Fado é uma bandeira de Portugal. Ele é considerado o estilo musical que espelha a alma portuguesa. Hoje ficamos a conhecer um pouco melhor a história do Fado de Coimbra, um estilo musical que tem características que o tornam em algo verdadeiramente especial. 

PUBLICIDADE

publicidade

Inicialmente, o Fado de Coimbra partilhou temáticas com o Fado de Lisboa. Contudo, a apropriação do género realizada pelos estudantes da Universidade de Coimbra permitiu que o Fado de Coimbra se tornasse num estilo mais erudito. O fado dos estudantes também é conhecido como Cantar Coimbrão. 

PUBLICIDADE

A génese do Fado de Coimbra está nos habitantes que viviam na parte Alta da cidade (os Salatinas). Logo, na zona da colina que domina Coimbra e onde a Universidade se encontra instalada. 

O Fado de Coimbra encontra-se intimamente ligado às tradições académicas. Ele surgiu  entre os grupos de estudantes espontaneamente. Alguns jovens estudantes mudaram-se para a cidade de Coimbra para frequentar a Universidade, tendo levado consigo as guitarras portuguesas para os acompanhar nessa experiência.

Portanto, o Fado de Coimbra ganha uma identidade própria à custa da Universidade e dos seus estudantes. Este fado coimbrão era cantado sob as janelas das raparigas de quem os estudantes gostavam. No entanto, acabou por adquirir um sentido mais sério com a presença da academia e com o surgimento da ditadura.

O Fado de Coimbra é cantado exclusivamente por homens. O fado coimbrão pressupõe a existência de rigor nas vestes. Os grupos de músicos e cantores do Fado de Coimbra envergam o traje académico de cor negra, composto por calça, batina e capa. 

A cidade dos estudantes é palco privilegiado da canção de Coimbra. O aspeto destes músicos e cantores que apresentam um traje escuro confere ao momento uma solenidade especial.

Os estudantes de negro costumam cantar o Fado de Coimbra à noite, enquanto se encontram nas praças e ruas da cidade. Desta forma, este fado marca o ritmo do coração de Coimbra, famosa cidade dos estudantes.

O Fado de Coimbra serviu de veículo de intervenção entre os estudantes que queriam melhorar o seu contexto. Durante a época da Ditadura, a par dos movimentos políticos desenvolvidos no seio da Universidade, também o fado permitiu uma atuação em prol de um Portugal melhor. 

Num tempo em que a palavra certa no momento oportuno tinha grande poder de transformação, Adriano Correia de Oliveira ou José Afonso adotaram as baladas como forma de expressão política. 

Devido à ditadura, os artistas e pensadores apresentavam “canções de intervenção”, que manifestavam no fado de Coimbra aquilo que não podiam dizer livremente.


Quem visita Coimbra não pode perder a oportunidade de assistir às atuações memoráveis  dos grupos que cantam frente à Sé Velha, enquanto dedilham temas populares que se centram em assuntos muito estimados pelos cantores e músicos de negro como a cidade de Coimbra e a vida estudantil.  

Entre os principais temas das letras do Fado de Coimbra encontram-se o trabalho, o amor, a paixão, a saudade, as tradições e a vida de estudante na cidade universitária. Eles tanto podem apresentar poemas cantados, como canções de embalar.

As palavras dos maiores nomes da poesia portuguesa são tratadas com carinho por estas vozes. Outra experiência imperdível consiste em assistir a uma das típicas serenatas realizadas por baixo das janelas das amadas. 

A Noite da Serenata é um evento especial que visa assinalar o final dos diversos ciclos estudantis. Ela representa a passagem de caloiro a doutor ou o final do curso. A Sé Velha enche-se de capas negras nessa noite memorável. 

O Fado de Coimbra é cantado a partir da escadaria da Igreja. Segundo a tradição, o público deve escutar em silêncio, com respeito. Por isso, não bata palmas…

Existem ainda espaços onde pode ouvir o Fado de Coimbra, destacando-se:

O Fado ao Centro é um espaço com espetáculos diários de Fado de Coimbra ao VIVO. Neste local, somente atuam os melhores músicos da cidade de Coimbra, pois existe um processo de seleção de músicos muito rigoroso para proporcionar um espetáculo de excelência. 

Neste Centro Cultural – Casa de Fado de Coimbra, é possível assistir a atuações diariamente, às 18:00. O Fado de Coimbra, na sua forma mais tradicional e genuína, também é tocado diariamente nas manhãs d´O Fado ao Centro®, a partir das 10:00.

O espaço, aCapella, por sua vez, apresenta um espetáculo / serenata de Fado, Canção e Guitarra de Coimbra diariamente. A Casa de Fados – Centro Cultural aCapella inicia o espetáculo às 21:30. 

O nome curioso deste espaço deve-se ao facto desta Casa de Fados encontrar-se alojada numa capela datada do século XIV. Todos os que visitam este espaço podem viver uma experiência extremamente agradável.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE