Universidade
Secção de Fado da Académica recusa fazer Serenata da Queima das Fitas fora da Sé Velha
A Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) anunciou no di 24 de abril, no Ateneu de Coimbra, que só vai realizar a Serenata Monumental da Queima das Fitas 2024 (QF’24) se esta ocorrer na Sé Velha de Coimbra.
Num comunicado lido pelo presidente da SF/AAC, Diogo “Poceiro” Ferreira, a estrutura responsável por este evento tradicional da QF acusa entidades da cidade de contribuir para uma deturpação da Tradição Académica.
PUBLICIDADE
Assim, com o mote “Serenata só há uma, na Sé Velha e mais nenhuma”, a Secção de Fado lança este apelo às demais entidades responsáveis e capazes de fazer o evento acontecer, para que se faça cumprir a tradição e que o mesmo que representa um simbolismo especial para a cidade volte ao seu lugar original.
“Em breve, vai realizar-se uma audiência pública promulgada pelo Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, com o objetivo de discutir esta mesma temática.”
Ainda que louve este espaço de discussão aberto, a SF/AAC adianta que não se vai vincular à decisão que dali sair, primando pela defesa do que considera serem os seus ideais identitários, que defendem há vários anos e os coloca do lado da conservação da Tradição Académica”.
Nos últimos anos, as serenatas da Queima das Fitas e da Festas das Latas decorreram na Sé Nova e Via Latina.
Related Images:
PUBLICIDADE