Universidade
Faculdade de Economia de Coimbra encerra comemorações dos 50 anos com conferência de Sampaio da Nóvoa
No dia 2 de dezembro a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) comemora o seu 51.º aniversário. A celebração do Dia da FEUC assinala igualmente o encerramento das comemorações dos 50 anos da Faculdade, cujo programa teve início um ano antes, a 2 de dezembro de 2022.
A sessão contempla duas partes. Das 14:15 às 15:30 tem lugar no auditório a sessão do Dia da FEUC. Tendo por referência o ano letivo 2022/2023, nessa primeira parte incluem-se homenagens aos/às melhores estudantes. Serão ainda entregues vários Prémios a membros da comunidade académica: FEUC Exemplar, Mobilidade, Prémio Professora Doutora Ana Maria Rodrigues, Prémio Professor Doutor Pedro Nogueira Ramos, Prémio Fundação Eng.º António de Almeida para a melhor tese de doutoramento, Prémio FEUC Ensino e Prémio FEUC Ciência. A cerimónia inclui também uma homenagem a funcionários em aposentação.
PUBLICIDADE
A encerrar a primeira parte da sessão, pelas 15h45, o Diretor da FEUC, Álvaro Garrido, apresenta publicamente o livro “50 anos, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra”, edição coletiva que reúne vários textos sobre a história e memória institucional da FEUC. Este livro inédito situa a criação da Faculdade no contexto da reforma de Veiga Simão e nas transformações sociais e políticas que Portugal conheceu depois do 25 de Abril. Reúne um conjunto de textos sobre os principais aspetos distintivos da Faculdade no plano da ciência, do ensino e da internacionalização.
Na segunda parte da sessão, às 16h30, tem lugar a conferência de encerramento das comemorações dos 50 anos da FEUC. Intitulada “A Universidade ainda tem futuro?”, a conferência vai ser proferida pelo Professor António Sampaio da Nóvoa.
Sampaio da Nóvoa é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tendo sido Reitor da Universidade Nova de Lisboa (2006-2013), sendo atualmente reitor honorário da mesma universidade. Foi candidato independente às eleições presidenciais de 2016. É autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, com obra editada em vários países. A sua investigação académica incide nas áreas de história da educação e das políticas públicas de ensino, psicologia da educação, educação comparada e formação de professores.
A sessão será encerrada pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
Related Images:
PUBLICIDADE