Coimbra

Faça uma viagem gastronómica por 20 malgas de sopa em Coimbra

António Alves | 9 minutos atrás em 24-04-2025

O Terreiro da Erva acolhe até domingo, à hora de almoço, mais uma edição do Festival de Sopas de Coimbra.

A iniciativa da União das Freguesias de Coimbra conta com a presença de duas dezenas de instituições do território que cozinham sopas desde as mais tradicionais até às mais inovadoras.

Ao longo desta praça situada no centro da cidade de Coimbra, são 20 as propostas disponíveis para poderem ser saboreadas pelo preço único de 10 euros (oferta de malga de barro, colher e guardanapo).

PUBLICIDADE

O objetivo é que quem compra este kit possa provar as 20 sopas numa só refeição, mas se não conseguir pode sempre voltar noutra altura e gastar o resto das senhas.

Veja imagens das instituições presentes

Para o presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, a adesão das instituições superou as melhores expetativas, sendo neste momento o espaço do Terreiro da Erva o maior problema da autarquia.

“Nós não queremos que este evento saia do Terreiro da Erva. Foi pensado para este espaço e nós não queremos que daqui saia”, afirmou.

Veja o Direto NDC com João Francisco Campos

Uma das instituições que está este ano pela primeira vez é o Sport Clube Conimbricense. Zita Alexanrda, presidente do clube, revelou que a aposta passou pela confeção de Sopa de Coentros.

Mas, para além das sopa, a banca deste clube tem também disponíveis rifas pelo preço de 1 euros e onde sai sempre um prémio.

Veja o Direto NDC com Zita Alexandra

O Grupo das Tricanas de Coimbra escolheu a Canja de Galinha como prato principal do festival. Trata-se do grupo mais antigo ligado ao folclore e que vive neste momento em risco de perder a sede (Rancho de Coimbra) na Rua do Moreno.

José Alberto Reis refere que participam no grupo apenas 12 a 14 pessoas, lamentando a falta de motivação dos jovens para este tipo realidade cultural.

Veja o Direto NDC com dirigente do Grupo de Tricanas

Na banca da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa a novidade é mesmo a sopa que apresentam: Sopa de Espinafres.

Feita na instituição, este prato é cozinhado da mesma forma como são servidas as cerca de 600 pessoas que diariamente a procuram para conseguirem ter um prato de comida quente.

Veja o Direto NDC com Teresa Sousa

O Grupo Folclórico de Coimbra apostou na tradicional Sopa da Pedra. Feita à base de produtos naturais, é um dos pratos que promete “forrar” o estômago de quem a consumir.

Trata-se de uma instituição criada há quase quatro décadas e que mantém viva tradições como, por exemplo, a Feira dos Lázaros.

Veja o Direto NDC com dirigente Janete

Este ano, o vencedor da melhor sopa será escolhido pelo público que vier ao Terreiro da Erva. No ano passado, o vencedor foi a Confraria de Nossa Senhora da Piedade e São Simão da Pedrulha com a Sopa de Perdiz com Grão.

Em 2025, o objetivo é voltar a repetir a vitória, como explicou Apolino Pereira.

Veja o Direto NDC com Confrade

O Festival de Sopas de Coimbra decorre até domingo. No feriado 25 de Abril e no sábado, 26 de Abril, as bancas abrem às 12:00 e encerram às 22:00. Para domingo, o horário é entre as 12:00 e as 16:00.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE