Coimbra

Exposição “Salto Imenso” celebra arte, inclusão e movimento no Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 21 horas atrás em 02-04-2025

A exposição “Salto Imenso” vai ser inaugurada no próximo sábado, dia 5 de abril, às 16h00, no Convento São Francisco, como parte da programação do Abril Dança Coimbra 2025. O evento inclui uma visita performativa e um microconcerto da banda 5ª Punkada. A mostra, uma coorganização da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e da Associação Há Baixa, vai estar patente até 15 de junho e resulta numa celebração da arte, da inclusão e do movimento. 

Mais do que uma exposição, “Salto Imenso” convida o público a uma experiência imersiva, onde a arte se afirma como espaço de liberdade e inclusão, desafiando olhares e promovendo novas formas de interação e diálogo sobre o corpo, o movimento e a sociedade.

PUBLICIDADE

publicidade

Integrada na programação do Abril Dança Coimbra 2025, a exposição resulta do projeto “Imenso”, promovido pela Associação Há Baixa. A iniciativa nasceu do percurso realizado entre janeiro e setembro de 2022, envolvendo a Associação de Paralisia de Coimbra e diversos artistas que exploraram a dança, a música e as histórias pessoais como formas de expressão. Este diálogo artístico e inclusivo desenrolou-se entre o Convento São Francisco e a Quinta da Conraria, promovendo uma experiência de superação de barreiras físicas e sociais.

PUBLICIDADE

A exposição “Salto Imenso” vai contar com uma série de eventos integrados, que se iniciam já no sábado, dia 5 de abril, às 16h00, com a inauguração com visita performativa e um microconcerto da banda 5ª Punkada. 

No dia 24 de maio, vai realizar-se a conferência-performance de Diana Niépce, seguida de uma conversa com Madalena Victorino. Por fim, a 14 de junho, realiza-se um evento de encerramento da exposição, com a participação do CITAC.

A exposição conta com a participação de uma vasta equipa artística, incluindo Alexandra Oliveira, Ana Marques (CITAC), Carolina Sendim, Catarina Pires, Diana Niépce, Gilberto Pereira, João Neves, Jorgette Mendes (CITAC), Madalena Victorino, Maria Antónia Torres (CITAC), Pedro Salvador, Paulo Jacob, 5ª Punkada, Mariana Nunes, Teresa Martins, Verônica Zano (CITAC), Utentes da APCC e Zhang Qinzhe.

Já no domingo, dia 6 de abril, a programação do festival Abril Dança Coimbra prossegue no grande auditório do Convento São Francisco, com “GABO”, uma criação de Patrick Murys para a companhia Dançando com a Diferença. O espetáculo infantojuvenil explora a relação entre diferença e identidade, através da interação entre bailarinos e uma marioneta.

Para mais informações, os interessados podem contactar a bilheteira do Convento São Francisco através do telefone 239 857 191 ou pelo e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.

Toda a programação do Convento São Francisco pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais deste espaço municipal. O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE