Coimbra
EXPOFACIC confirma The Cranberries como cabeça de cartaz da edição de 2017
Está confirmado. The Cranberries são cabeça de cartaz da Expofacic (27 de julho a 6 de agosto). A banda irlandesa sobe ao palco do certame em 3 de agosto, a culminar a preenchidíssima agenda de uma tournée europeia que inclui atuações em Berlim, Paris, Bruxelas, Amsterdão, Londres, Milão e Madrid, entre outras grandes cidades do velho continente.
A avaliar pela força mobilizadora que o grupo tem evidenciado, o concerto de Cantanhede deixa antever uma assistência sem precedentes na Expofacic, tanto mais que a sua sonoridade bem distintiva no panorama da música internacional tem em Portugal uma imensa legião de fiéis seguidores.
No site oficial da banda, a sua biografia refere o seguinte:The Cranberries foram formados em Limerick City, Irlanda, em 1990. Os membros da banda são a vocalista Dolores O’Riordan, o guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Fergal Lawler. Reconhecidos pela marca “indie” do som da guitarra e o distintivo estilo vocal céltico, The Cranberries ascenderam à fama global de forma meteórica no início dos anos 1990.
Venderam mais de 40 milhões de álbuns em todo o mundo e várias das suas canções são hoje verdadeiros clássicos, como “Linger”, “Zombie” e “Dreams.” O seu álbum de estreia vendeu mais de cinco milhões de cópias nos Estados Unidos e foi número 1 em diversos países de vários continentes, incluindo o Reino Unido. Esse álbum reentrou no número 1 das tabelas britânicas em 1994 e os The Cranberries são uma das quatro únicas bandas a ter conseguido esse feito.
Depois de um hiato de seis anos, os The Cranberries reuniram-se no final de 2009 e começaram uma tournée norte-americana, seguida de outras pela América do Sul e Europa. Em 2012, apresentaram-se na China, Japão, Filipinas, Austrália e Nova Zelândia, bem como na Europa Continental, Reino Unido e EUA.
O sucesso global dos The Cranberries traduz-se em milhões de fãs em todo o mundo. Nomeada como uma das mais notáveis bandas irlandesas de todos os tempos (com os U2 e Van Morrison), a sua música foi homenageada pela MTV e pelo Juno Award, tendo sido também escolhidos para participar numa Cerimônia de Premiação do Prêmio Nobel da Paz.
Em 2016, os concertos esgotados na Europa e no Perú demonstram que eles ainda são imensamente populares em todo o mundo, como comprovam os mais de 2,2 milhões de escutas mensais no Spotify e mais de 4 milhões de seguidores no Facebook.
The Cranberries regressaram às atuações ao vivo em 2016, tendo esgotado concertos na Europa e América do Sul. No verão de 2017, a banda estará na estrada com uma tournée de Great Hits muito especial. The Cranberries irão executar versões especialmente orquestradas de seus muitos sucessos em cada espetáculo com um quarteto de cordas.
Falando sobre essa tournée, o guitarrista Noel Hogan disse: “Estamos muito animados em fazer essa tournée. Nos últimos meses temos trabalhado com a Irish Chamber Orchestra na Universidade de Limerick, na Irlanda, nas versões de cordas das nossas canções mais conhecidas. Dolores O’Riordan, Noel Hogan, Mike Hogan e Fergal Lawlor também escreveram algum material novo, esperando-se que incluam pelo menos três novas músicas em 2017.
Related Images:
PUBLICIDADE