Mundo

Explosão em mina nas Astúrias provoca cinco mortos e quatro feridos

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 dia atrás em 31-03-2025

 O número de mortos causado por uma explosão hoje de manhã numa mina situada na região espanhola das Astúrias aumentou para cinco pessoas, com outras quatro gravemente feridas, avançou a autoridade dos serviços de emergência da região.

O acidente aconteceu no interior da mina de carvão de Cerredo, no município de Degaña, nas Astúrias, e, de acordo com a Brigada de Resgate Mineiro e a Polícia Judiciária, terá sido provocado por uma bolsa de grisu, um gás presente neste tipo de minas que provoca explosões potentes quando exposto ao ar.

PUBLICIDADE

publicidade

Os cinco mortos residiam todos na província de León, limítrofe do município de Degaña, e tinham entre 32 e 54 anos, adiantou a delegação do Governo nas Astúrias.

PUBLICIDADE

Os trabalhadores estavam a realizar, segundo a mesma fonte, trabalhos ao abrigo de uma licença de exploração relacionada com a possível utilização do mineral para a produção de grafite.

No balanço anterior do acidente, as autoridades davam conta de quatro mortos, quatro feridos e um desaparecido. Duas pessoas saíram ilesas do acidente.

Os feridos foram levados para hospitais, dois em helicópteros e outros dois em ambulâncias, tendo sido mobilizados três helicópteros para ajudar nas operações de resgate.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE