Mundo

Explosão de camião-cisterna no centro de Uganda causa 11 mortos

Notícias de Coimbra com Lusa | 37 minutos atrás em 22-10-2024

Pelo menos 11 pessoas, incluindo duas crianças, morreram hoje no centro do Uganda quando um camião-cisterna capotou, anunciou a polícia.

PUBLICIDADE

De acordo com o porta-voz da Polícia Metropolitana de Kampala, Patrick Onyango, o veículo capotou por volta das 15:00 locais (13:00 em Lisboa) na aldeia de Kigogwa, no distrito de Wakiso, a norte da capital do país, provocando um incêndio.

“A tragédia abateu-se hoje sobre a aldeia de Kigogwa, na estrada Kampala-Bombo, quando um camião-cisterna capotou e se incendiou, ceifando a vida a 11 pessoas, entre os quais nove adultos e dois menores”, disse Onyango.

PUBLICIDADE

publicidade

“As vítimas sofreram queimaduras, que as tornaram irreconhecíveis”, acrescentou.

Testemunhas disseram à imprensa local, informação confirmada pela polícia ugandesa, que as vítimas morreram quando tentavam recolher combustível que se encontrava derramado.

“A polícia está a levar a cabo uma investigação dos factos para confirmar o número de feridos nos centros de saúde. Ainda não foi possível determinar a identidade das pessoas afetadas”, acrescentaram.

Nas imagens partilhadas nas redes sociais e publicadas pelos meios de comunicação social ugandeses, é possível ver uma grande coluna de fumo negro e, além do veículo, também vários edifícios e carros circundantes queimados e enegrecidos pelo fogo, bem como bombeiros e polícias no local.

Charles Lwanga, comissário residente adjunto do município de Nansana, onde se situa Kigogwa, afirmou anteriormente à imprensa que mais de dez pessoas tinham morrido em consequência do ocorrido.

De acordo com Lwanga, o condutor perdeu o controlo do veículo “e fugiu do local depois de o camião ter capotado” e “quando as pessoas foram roubar gasolina, deflagrou um incêndio que queimou vivas” as vítimas mortais, enquanto “muitas outras sofreram ferimentos graves”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE