O ciclo Conversar é o Melhor Remédio, parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, regressa este sábado, 19 de fevereiro, às 18h00, ao Exploratório, numa conversa a versar sobre o diagnóstico em oftalmologia. No domingo, 20 de fevereiro, entre as 15h00 e as 17h00, todos vão poder experimentar a ciência que há nos ímanes, na primeira sessão de um laboratório aberto, com Há Ciência…, uma nova atividade do Exploratório, que irá repetir-se todos os meses, sempre com novos temas em exploração.
Na primeira sessão de 2022 do ciclo Conversar é o Melhor Remédio, Ana Sofia Travassos, médica oftalmologista, vai explicar como se fazem diagnósticos no Centro Cirúrgico de Coimbra, destacando que “é o varrimento do fundo do olho por vários raios de luz que permite conhecer o seu interior, mesmo que a dimensão das estruturas seja mícron”.
Na sessão inaugural do laboratório de portas abertas, domingo, 20 de fevereiro, vamos perceber através de experiências que todos podem realizar, que Há Ciência… nos Ímanes. Sabem aqueles pequenos objetos coloridos que traçam a geografia das viagens da família e dos amigos na porta dos nossos frigoríficos? Exatamente! Eles lá estão graças aos ímanes. Mas há muitas mais curiosidades para descobrir no laboratório aberto do Exploratório.
PUBLICIDADE
Quem quiser inaugurar este laboratório aberto, irá ter um Cartão Há Ciência, que, após cinco sessões, dá direito à oferta de uma entrada. O fim de semana no Exploratório conta ainda, como sempre, com a exposição interativa Em forma com a Ciência; o filme a 360º Astronomia para Bebés (domingo, às 10h30); as sessões de cinema a 360º no Hemispherium (às 12h00 e às 17h00); o espaço de exploração de ciência Family Lab; e a exposição Desvio, aguarelas de Sofia Arez, a entrar na última semana de apresentação na Science Photo Gallery.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE