O jurista e ex-dirigente do CDS Paulo Almeida entalou, esta sexta-feira, o PSD ao questionar se o partido tem uma doutrina para militantes, em matéria de probidade, e outra para a recandidatura de José Manuel Silva.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra acaba de ser acusado, pelo Ministério Público, por presumível cometimento de crimes de peculato e falsificação de documento.
O arguido, que pode requerer a abertura de instrução na expectativa de reverter a decisão da entidade titular da acção penal, está acusado no âmbito de um inquérito atinente à sua antiga condição de bastonário da Ordem dos Médicos (2011-2016).
José Manuel Silva terá auferido receitas inerentes ao uso de viatura própria, autorizado pelo Conselho Nacional Executivo da Ordem do Médicos, apesar de parte das viagens terem sido efectuadas de comboio.
O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, proclamou, na semana passada, que militantes do partido acusados, recentemente, num processo a correr os seus trâmites em Lisboa, não voltarão a ser candidatos a juntas de freguesias.
O que “fica por saber”, alega Paulo Almeida em artigo de opinião divulgado no diário As Beiras, é “se o PSD põe a hipótese de apoiar algum candidato acusado de crime cometido no exercício de funções públicas, mas que não seja militante” social-democrata.
“O mesmo será perguntar”, prossegue o jurista, “se o PSD colocaria a hipótese de, em Lisboa, apoiar”, por exemplo, Luís Newton (líder concelhio do partido) e Ângelo Pereira (líder distrital) “caso estes não fossem militantes ou se entretanto se desfiliassem”.
Na era de Luís Marques Mendes na liderança do PSD vingou a doutrina de não candidatar a eleições autárquicas pessoas acusadas, pelo MP, e cuja condição processual tivesse sido reiterada por juiz de instrução criminal. Hugo Soares acaba de subir a ‘fasquia’ ao descartar apoio do seu partido a pessoas cuja condição processual esteja aquém da pronúncia a cargo de um juiz.
Paulo Almeida, ex-presidente da Académica/OAF, foi líder distrital do CDS/Coimbra, autarca e deputado à Assembleia da República.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE