A prata conquistada hoje por Catarina Costa (-48 kg) eleva para 43 as medalhas de Portugal em Europeus de judo e iguala o mesmo número de Pedro Soares, distantes da ímpar Telma Monteiro, com 15.
A judoca da Académica abriu hoje a participação portuguesa nos Europeus de Podgorica com a sua quarta subida consecutiva ao pódio, passando a contabilizar três pratas (2022, 2023 e 2025) e um bronze (2024).
O mesmo número de medalhas do ex-judoca e atual selecionador masculino, Pedro Soares, que conta em Europeus com duas pratas e dois bronzes, sendo que uma destas últimas foi numa mesma edição em que conquistou duas, uma das quais na categoria de Open.
PUBLICIDADE
Na história do judo português e europeu é inigualável a contagem de Telma Monteiro, que se retirou dos tatamis em dezembro, com a ex-judoca a ter seis títulos de campeã da Europa, duas pratas e sete bronzes.
Telma Monteiro é recordista feminina de medalhas em Europeus, a par da alemã Barbara Classen, mas com a antiga judoca lusa a conseguir o seu registo em edições únicas, sem categorias Open.
No total, a seleção contabiliza nos últimos 31 anos (1994/2025), 43 subidas ao pódio, com 11 títulos europeus, 10 medalhas de prata e 22 de bronze.
Entre os nove judocas portugueses que competem em Podgorica, além de Catarina, também Patrícia Sampaio (bronze em Montpellier2023), Bárbara Timo (bronze em Lisboa2021) e Jorge Fonseca (bronze em Praga2020) já conquistaram medalhas.
PUBLICIDADE