Educação

Estudantes do Ensino Superior vão passar a ter acesso ao cheque-psicólogo

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 semana atrás em 06-09-2024

Imagem: Pexels

A partir de 30 de setembro, todos os estudantes do Ensino Superior de instituições públicas e privadas vão ter acesso a consultas de psicologia gratuitas. Ao todo, o Governo irá disponibilizar até 100 mil cheques-psicólogo, com o objetivo de facilitar o acesso a cuidados de saúde mental.

PUBLICIDADE

“O cheque-psicólogo é uma medida do Governo que arranca já no final de setembro para facilitar o acesso a cuidados de saúde mental aos estudantes de instituições do ensino superior portuguesas. No total, a medida permite a distribuição de 100 mil cheques-psicólogo. Cada estudante pode usufruir de até 12 cheques-psicólogo, ou seja, 12 consultas com um psicólogo”, revela a DECO PROteste.

Estes cheques destinam-se a estudantes com: “problemas de saúde mental frequentes, como a ansiedade ou a depressão; problemas sociais ou académicos que tenham impacto na saúde mental, como dificuldades relacionais, ansiedade com exames, situações de vida com potencial impacto na vida académica (mudança de cidade, luto, rutura numa relação amorosa/divórcio, etc.); questões relacionadas com o desenvolvimento vocacional e a gestão pessoal de carreira; problemas de saúde física, como doenças crónicas, que tenham impacto na saúde mental”, pode ler-se.

Este cheque deve ser pedido pelos estudantes junto dos serviços de ação social (SAS) da instituição de ensino superior que frequentem. Depois, os estudantes devem escolher um dos psicólogos registados numa lista nacional de prestadores que será disponibilizada numa área própria do portal, que será lançada a 30 de setembro.

PUBLICIDADE

Ao todo, cada estudante terá acesso a 12 consultas (sessões) de psicologia. As duas primeiras sessões são para avaliação e diagnóstico.

Entre a primeira e a última consulta não deve passar mais de um ano. Assim que o cheque seja emitido, a validade é de 12 meses.

PUBLICIDADE

Além dos cheques-psicólogo, o Governo anunciou também a criação dos cheques-nutricionista. Os detalhes desta medida ainda não são conhecidos, mas sabe-se já que vai permitir disponibilizar pelo menos 50 mil consultas de nutrição aos estudantes do ensino superior português.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE