A cerimónia de inauguração da estrutura comemorativa da Crise Académica de 1969 — E tu, pedes a palavra? — foi inesperadamente cancelada pela Associação Académica de Coimbra, sem qualquer aviso prévio ao público ou à comunicação social.
A sessão estava marcada para as 11:00 desta quinta-feira, 17 de abril, no Largo Dom Dinis, em frente ao Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, assinalando os 56 anos sobre a intervenção corajosa de Alberto Martins durante a cerimónia de inauguração oficial do mesmo espaço, em 1969.
Contudo, já passavam 30 minutos da hora prevista quando, após insistência de alguns órgãos de comunicação social, foi confirmado que o evento não se realizaria, tendo sido atribuída como justificação as “condições climatéricas”. No entanto, a cidade de Coimbra apresentava céu limpo e sol radiante à hora marcada.
PUBLICIDADE
Entre os presentes, encontrava-se Maria Antónia, testemunha direta dos acontecimentos de 1969, que chegou ao local pelas 11:03, acompanhada do neto de sete anos. “Vim com o meu neto para ele entender a importância deste ato, mas estou orgulhosamente só, lamentando”, afirmou.
Segundo a nota de imprensa enviada anteriormente, a estrutura a inaugurar visa “dignificar e honrar o legado deixado na Academia pela geração de 1969 e por todas as outras que, direta ou indiretamente, contribuíram para o processo de democratização do nosso país”. Pretende ainda “promover uma crescente consciencialização para os atuais problemas do ensino superior português, desafiando a comunidade estudantil a pedir a palavra!”.
Recorde-se que no ano passado a data foi assinalada com a presença do Presidente da República.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE