Coimbra
Estudantes da ESEnfC frequentam curso de Saúde e segurança em contextos recreativos
Um curso de “Saúde e segurança em contextos recreativos” começou, ontem (dia 25 de novembro), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no âmbito da rede PEER (Peer-Education Engagement and Evaluation Research).
O curso, da responsabilidade dos formadores Irma Brito (ESEnfC) e Fernando Mendes (IREFREA Portugal – Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco em Crianças e Adolescentes), habilita à realização de intervenções de “educação pelos pares” para promoção da saúde e da diversão sem risco durante a participação de jovens em atividades recreativas, como as noites festivas da Queima das Fitas de Coimbra, bem como para redução de danos associados a ambientes vulneráveis.
Com duração de 100 horas, distribuídas por dez sessões, este curso em b-learning (60 horas presenciais e 40 em e-learning) vai tratar questões como as intervenções de aconselhamento par-a-par, o consumo de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), o risco sexual em contextos recreativos, a formação de equipas de rua e os primeiros socorros.
Este curso, que se prolonga até final de janeiro de 2016, está a ser frequentado apenas por estudantes , mas podem também nele participar profissionais das áreas da saúde, ação social e educação, que tenham interesse em conceber, implementar e avaliar intervenções de promoção da saúde com base comunitária, aplicando a pesquisa-ação participativa em saúde.
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«A prevenção do consumo de álcool e drogas em locais de diversão e contextos recreativos é um tema relativamente novo no campo da prevenção. Foi iniciada após a ascensão da cultura ”house”, quando as drogas começaram a ser usadas em maior escala em espaços de diversão noturna. As evidências de eficiência de programas de prevenção em contextos recreativos são ainda escassas. Mas quando se fala em recreação saudável, referimo-nos a divertimento saudável e seguro. A utilização da educação pelos pares (estratégia de educação para a saúde que facilita a participação do público-alvo, na medida em que se baseia num processo de aprendizagem horizontal: “de igual para igual”) tem-se revelado eficiente, porque tanto educador como educando têm aspetos semelhantes como o grupo etário, os interesses, as dificuldades e até os estilos de vida. São exemplos destas atividades os projetos de extensão do PEER: “Antes que te queimes nas festas académicas”; “Antes que te queimes caloiro” e “Antes que te queimes finalista”», refere a organização.
A Rede PEER, que funciona em quatro países – Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde –, visa desenvolver referenciais de boas práticas em promoção da saúde e educação pelos pares em contexto comunitário, sobretudo envolvendo jovens e estudantes do ensino superior.
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