Cidade

Estudante da UC eleito para a direção da Federação Europeia de Estudantes do Ensino Superior

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-05-2017

João Estêvão Martins, estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi ontem eleito para a direção do órgão de cúpula dos estudantes do ensino superior europeu, na Board Meeting 72 da European Students’ Union (ESU), que decorre em Malta. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

João Pedro Estêvão Martins

PUBLICIDADE

O estudante português, com 20 anos, torna-se o mais jovem representante de sempre a ser eleito para a Direcção da ESU, composta por 10 elementos, e desde hoje encabeçada pelo norueguês Helge Sander Lie Schwitters, de 27 anos.

A eleição, feita entre as estruturas estudantis dos 38 países por voto preferencial, consagrou o feito do jovem conimbricense que frisa a “enorme satisfação pela honra de representar a nível internacional os estudantes do ensino superior numa altura tão exigente do projeto europeu”, confessando que “foi um processo eleitoral muito difícil e exigente no qual, felizmente, foi possível reunir um conjunto de apoios muito significativos entre os diferentes países”.

Leonardo Silva Martins, Presidente da FAIRe (Federação Académica para a Informação e Representação Externa) que representa os estudantes portugueses a nível europeu, realça que “as eleições para a direção da ESU são um processo particularmente complexo, algo que deriva naturalmente do facto de este ser o órgão máximo representativo dos estudantes do Ensino Superior junto dos parceiros europeus”, aproveitando para frisar ainda o “bom desempenho alcançado por Portugal e pela sua capacidade de mobilizar um conjunto muito significativo de países em torno desta candidatura”.

Já Alexandre Amado, Presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra, demonstrou a sua enorme felicidade por esta eleição realçando que  “a eleição do João Estêvão Martins representa um particular orgulho para os estudantes de Coimbra e é o justo reconhecimento das suas inegáveis qualidades, tanto ao nível técnico como ao nível humano”. Esta é também a prova de que “a AAC continua a formar dirigentes e pessoas de grande qualidade”, concluiu Alexandre Amado.

Fundada em 1982 a European Students’ Union, sediada em Bruxelas, é a estrutura representativa a nível europeu de associações nacionais de estudantes de 38 países, sendo parceira da UNESCO, do Conselho da Europa, da Comissão Europeia e da European University Sports Association, integrando o Fórum Europeu de Juventude e o Bologna Follow-up Group.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE