Coimbra
“Estruturas efémeras” instaladas em quatro espaços de Coimbra
Atribuir um novo significado a quatro locais diferentes da cidade de Coimbra é o principal objetivo do projeto “Paisagens Acessíveis” promovido pela Associação Há Baixa e Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra.
Resgatando a missão inicial do colectivo HAB, o workshop pretende explorar a temática da auto-construção em madeira, promovendo uma abordagem acessível e inclusiva ao planeamento urbano.
PUBLICIDADE
O resultado final desenha um percurso entre a Alta e a Baixa da Cidade, com base em estruturas efémeras desenhadas, construídas e montadas pelos estudantes de Arquitectura e tutores convidados.
Os lugares seleccionados são o Jardim da Imprensa da Universidade de Coimbra onde tem lugar “um abraço para a canforeira”; a Rua da Matemática com “um pórtico re/públic(ano)”; o Pátio do Castilho através de “uma espécie de torreame” e o Largo do Romal através de “uma mesa comum”.
Esta iniciativa constitui uma oportunidade de levar a Arquitetura à cidade, num diálogo que procura diluir as fronteiras do ensino académico e privilegia a aprendizagem pelo “saber fazer”, expondo os estudantes a diferentes metodologias de aproximação à prática do projeto e à participação cívica.
Related Images:
PUBLICIDADE