Aprenda estratégias para eliminar o cheiro a mofo. Estes odores deixam o guarda-roupa irrespirável, contaminando a roupa.
Infelizmente, o mofo e o bolor apresenta-se em boa parte das casas portuguesas. Trata-se de algo bastante comum, devido à proliferação de fungos. Regularmente, podemos encontrar mofo no guarda-roupa, porque encontram-se neles as condições ideais para o seu desenvolvimento.
Os fungos proliferam em ambientes quentes, húmidos e pouco ventilados. O contexto perfeito para os fungos se instalarem e reproduzirem. Ora, não é nada agradável lidar com o mofo, pois não só causa danos evidentes nas paredes e roupas, estragando-as, como também se revelam prejudiciais à saúde, pois podem originar doenças respiratórias.
Logo, após se identificar o problema, convém arranjar uma solução, para não prejudicar nenhum elemento da casa. No presente artigo do Notícias de Coimbra, irá aprender algumas estratégias para eliminar o cheiro a mofo com a máxima eficácia.
Guardar apenas as peças lavadas e bem secas
Não se devem guardar peças de roupa usadas nesta peça de mobiliário. É um hábito de muitas pessoas não colocar a roupa que se usa logo para lavar, algo legítimo, pois pode voltar a usar-se uma peça de roupa que ainda se encontre em condições.
Contudo, é um erro colocar essas peças usadas no armário. Idealmente, a roupa usada deve ser pendurada num cabide exterior ao armário ou ser colocada numa cadeira para poder arejar. O guarda-roupa só deve servir para colocar peças limpas. Ao colocar as usadas está a pôr no móvel um elemento que contém humidade.
Arejar o guarda-roupa
Idealmente, devemos fazer com que o guarda-roupa respire, colocando-o a arejar. Não deve ser feito apenas no verão e primavera, mas também no outono e no inverno. Podem surgir dias de sol que devem ser aproveitados para cumprir essa finalidade.
Para o armário ficar bem arejado, é importante manter as portas e as gavetas abertas por algum tempo para o guarda-roupa respirar.
Eliminar a humidade
Como vimos, a humidade é um problema no guarda-roupa, porque promove as condições ideais para os fungos prosperarem. No entanto, ela é comum nas estações mais frias.
Por isso, devemos fazer por eliminar a humidade com pequenas ações. Por exemplo, sempre que possível, colocar algumas roupas ao sol, sempre que ele surgir, mesmo no outono e no inverno.
Além disso, para evitar a acumulação de bolor e de maus cheiros, também é importante realizar algumas lavagens na roupa menos utilizada. Outra estratégia que pode usar para eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa consiste em colocar caixas desumidificadoras dentro dos armários.
Muitas pessoas desconhecem que há outro procedimento que se revela eficaz, como colocar giz dentro dos armários. Esta estratégia permite reter o acumular de humidade. Por isso, também permite eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa.
Fazer uma limpeza regular ao guarda-roupa
Uma boa estratégia para eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa consiste em usar um produto que muitos portugueses têm por casa: bicarbonato de sódio. Este produto é bastante usado em diferentes tipos de limpeza, revelando-se bastante eficaz no combate aos fungos, sendo um bom aliado contra o bolor.
Somente é necessário colocar um pouco deste produto num pulverizador, com água.
Posteriormente, basta passar a solução e usar um pano húmido para fazer a limpeza do armário. Este procedimento irá eliminar o cheiro a mofo.
Usar vinagre para limpar o guarda-roupa
Devemos limpar o armário com regularidade para impedir que ele apresente humidade. No entanto, se o guarda-roupa já revela esse problema, devemos passar um pano embebido em vinagre branco, mais precisamente nas zonas afetadas.
Outro procedimento a ter em conta consiste na colocação de vinagre num pulverizador.
Então, deve usar-se um pano seco para eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa. Em ambas as opções, deve passar o pano por água regularmente, para não haver contaminações.
Usar lixívia, porque elimina o bolor
A lixívia é outro produto bastante eficaz nas limpezas. Também se revela bastante útil a eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa, porque consegue deixar o armário limpo, sem qualquer vestígio de bolor.
Contudo, no momento de usar a lixivia, tenha os devidos cuidados, pois este produto mancha a roupa e pode estragá-la. É importante compreender que casas húmidas e pouco ventiladas apresentam uma maior tendência para promover a presença de bolor nos armários.
Ora, como não se quer estragar a roupa, devemos recorrer a estas estratégias para eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa, para poder usar a roupa sem odores e impecável.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE