A condição pós-Covid-19, também conhecida por covid longa, nem sempre é fácil de diagnosticar, já que partilha sintomas com outras doenças.
Porém, pode persistir durante meses. Conheça os sintomas.
PUBLICIDADE
Entre os sintomas mais frequentes estão, por exemplo, fadiga, dificuldade respiratória, alterações do olfato e do paladar, depressão, ansiedade e disfunção cognitiva. Contudo, existem muitos outros, de acordo com a DECO PROteste: “fadiga, suores, fraqueza muscular, dores nas articulações e nos tendões, perda de peso e febre intermitente; dificuldade respiratória, tosse, espirros e redução da capacidade pulmonar; stress, ansiedade, depressão, perturbações do sono, “névoa mental”, tonturas e dores de cabeça; diarreia, náuseas ou vómitos, perturbações digestivas, dores abdominais e redução do apetite, sobretudo, na população mais velha”.
Bem como, “palpitações, aceleração ou diminuição do ritmo cardíaco, dores no peito e aumento do risco de tromboembolismo; queda de cabelo, prurido e lesões na pele; perda de ouvido e de olfato, zumbidos, dores de garganta e problemas de visão”.
Estes sintomas podem persistir após a infeção inicial ou ser novos, surgindo depois da recuperação. Podem, ainda, manter-se ao longo do tempo, com intensidade variável, ou desaparecer e ressurgir. Não parecem ser exclusivos dos casos graves de covid-19, afetando também condições ligeiras e moderadas, refere a entidade de defesa do consumidor.
Related Images:
PUBLICIDADE