Primeira Página
Estes passadiços têm uma ponte à “Indiana Jones”! Ficam a 15 km de Coimbra
Imagem: Trilhos e Caminhadas
A dois passos das Ruínas Romanas de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, encontra uma das cascatas mais surpreendentes do Centro de Portugal.
Já é possível descobrir a riqueza do Rio dos Mouros, através dos passadiços instalados na margem do rio que permitem ligar a cascata, uma das principais atrações do património natural do concelho, à ponte junto às Ruínas de Conímbriga.
PUBLICIDADE
A meio do percurso, entre passadiços e terra batida, encontramos uma plataforma, em forma de meia lua, com uns bancos, que nos ajudam a descansar. Neste pequeno miradouro conseguimos ver o vale em garganta do rio também conhecido como Rio Ega e toda a vegetação que envolve o trilho.
Os Passadiços do Rio de Mouros arrancam junto a uma pequena ponte localizada a montante das Ruínas Romanas de Conímbriga e desenvolvem-se ao longo de ambas as margens do Rio dos Mouros, no coração do verdejante canhão fluviocársico sobranceiro à Serra de Sicó.
Já mesmo a chegar à Cascata do Rio dos Mouros existe a ponte à “Indiana Jones” suspensa e que atravessa o riacho, mas antes uma outra travessia ajuda quem visita este recanto da aldeia de Condeixa-a-Velha a serpentear este percurso pedonal envolto em verde e rochedos.
O troço superior, a montante de Conímbriga, desenvolve-se numa região cársica e, por isso mesmo, durante grande parte do ano não tem caudal, mas o arvoredo acompanha-nos nesta viagem.
É possível percorrer os Passadiços de Rio dos Mouros e o Trilho PR2 Condeixa – Rota de Síco durante todo o ano. Mas, para ver a Cascata de Rio dos Mouros em todo o seu esplendor, os melhores meses são, por norma, entre novembro e maio.
PUBLICIDADE
Related Images:
PUBLICIDADE