Coimbra

Estes letreiros e reclames contam a história de Coimbra

António Alves | 1 hora atrás em 20-12-2024

Três dos letreiros e reclames luminosos e um diorama, usados em estabelecimentos comerciais de Coimbra, estão em exposição numa mostra que tem lugar até 26 de dezembro numa loja da Baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Tipos de Coimbra” é o nome do projeto liderado por Rafael Vieira e Liliana Marante e que pretende resgatar os letreiros e reclames publicitários que estejam em risco de perda e destruição de forma a perpetuar a memória gráfica da cidade.

PUBLICIDADE

O arranque aconteceu há três anos atrás quando Rafael Vieira tomou conhecimento de um projeto semelhante na cidade de Lisboa. Nessa altura, foi desafiado a avançar com um processo idêntico na cidade conimbricense.

Colocou “mãos à obra”, como explicou ao Notícias de Coimbra, e o primeiro reclame recolhido foi de uma ervanária na Rua das Figueirinhas. A partir daí, nunca mais parou e tem já na sua posse 40 reclames de espaços comerciais já extintos.

“Muitos desses reclames estava muito perto de ir para o lixo”, referiu. Outros houve, como fez questão de recordar, que foi retirar da fachada do espaço comercial.

É o caso da sapataria Milord com entradas na rua do Corvo e da Louça e que agora está na exposição que decorre até 26 de dezembro na antiga Loja Xana na Rua Adelino Veiga.

Para além desse exemplar, que está em destaque na parede ao fundo da loja, estão também expostos os reclames da antiga Foto Diniz e da Lavandaria Stop.

Numa das montras, está também um diorama (pequeno reclame) da Discoteca Eselindo que ainda se encontra de portas abertas na rua da Gala. Todos eles estão ligados entre as 16:00 e as 22:00.

“Tipos de Coimbra” é o terceiro momento de apresentação deste projeto que já contou com uma peça exposta na Casa das Artes Bissaya Barreto, em parceria com o Festival Apura e o Zas Colectivo e tem neste momento uma peça em exposição no Museu, até ao início de Fevereiro de 2025, depois de ter ganho o open call do Jogo do Sério #5, do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), em diálogo com uma obra de Pedro Pires.

Para 2025, o objetivo é promover três exposições, uma de maior dimensões com a quase totalidade de reclames guardados em vários locais da cidade.

Veja o Direto NDC com Rafael Vieira

O projecto Tipos de Coimbra é um projeto sem fins lucrativos e que reúne 40 elementos gráficos resgatados da cidade de Coimbra e região, resultado da doação de proprietários de espaços comerciais já extintos.

Neste momento, já tem mais de uma dezena de reclames referenciados, esperando o responsável pelo projeto chegar a acordo com os seus proprietários para os ter na sua posse e, dentro do possível, colocá-los a funcionar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE