Coimbra

Estes bailarinos do Conservatório de Coimbra não param de conquistar prémios internacionais

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 17-04-2025

O Curso de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) tem vindo a afirmar-se no panorama internacional da dança.

Nos últimos meses, tem vindo a participar em prestigiados concursos europeus onde obteve resultados de excelência que projetam o nome de Coimbra e da Escola Pública Portuguesa além-fronteiras.

PUBLICIDADE

publicidade

O destaque vai para o Concurso Internacional de Ballet Ciudad de Torrelavega, que se realizou no passado fim de semana, onde a aluna Sofia Lopes Felício Pinto conquistou o 1.º lugar no Escalão Infantil-1. Nesta prova marcaram presença 5 alunos da EACMC.

PUBLICIDADE

Antes, em fevereiro, um grupo de 15 alunas participou no concurso internacional Tanzolymp, em Berlim, um dos mais reconhecidos eventos de dança a nível mundial.

A prestação da escola foi amplamente elogiada, culminando com a atribuição do Prémio de Encorajamento, distinção que reconhece o desempenho consistente e de qualidade de todas as coreografias e escalões apresentados pelas alunas.

Neste evento, a aluna Laura Vaz Rodrigues alcançou um 2.º lugar na categoria de dança contemporânea, evidenciando o talento individual cultivado na instituição.

Além dos prémios competitivos, as alunas da EACMC foram distinguidas com diversas “bolsas e convites” para formações internacionais.

Ana Beatriz Marques Martins conquistou a estadia para o ano letivo 2025/2026 no Conservatório Superior de Danza “María de Ávila”, em Espanha.

Já Ana Beatriz Marques Martins, Laura Vaz Rodrigues e Sofia Girão Silva venceram uma bolsa de 30% de desconto para participação no Workshop Internacional Advance Ballet Master, que se realizará em Valência, de 1 a 4 de maio de 2025.

Quanto a Sofia Lopes Felício Pinto conquistou o Prémio Rollerdanz e estadia de uma semana para frequentar o curso de verão da Alba Martínez Ballet Academy, em Alicante.

De acordo com a escola, estes resultados refletem não apenas a dedicação e talento das alunas, mas também o compromisso da EACMC com o ensino artístico de qualidade, sendo um verdadeiro exemplo do potencial da formação pública em Portugal.

Importa ainda destacar o apoio da Codança – Associação Cultural, parceira da EACMC, que tem desempenhado um papel fundamental na promoção e valorização do trabalho desenvolvido.

No seguimento desta colaboração, a Codança teve também a oportunidade de atribuir bolsas para o curso CDStage 2025, uma formação intensiva de dança que terá lugar no início de setembro, contribuindo assim para o contínuo desenvolvimento artístico das jovens bailarinas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE