Saúde

Estes alimentos são ricos em fibra e vitaminas para uma opção mais saudável

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 06-02-2023

Portugal tem uma excelente gastronomia, mas muita condimentada. O nosso país oferece a quem nos visita uma Dieta Mediterrânica, que é saudável, mas com algum sal em excesso.

PUBLICIDADE

Fruta e hortícolas, cereais integrais, boas gorduras, leguminosas e água estão no topo da lista de melhores alimentos para o nosso corpo. “Nós estamos a tentar recuperar o padrão da Dieta Mediterrânica, em que se inclui a sopa, por ser um alimento muito rico em termos de vitaminas, minerais, fibra e tem muita água, que acaba por ajudar na hidratação”, afirma Susana Teixeira, nutricionista da clínica António Gaspar ao Correio da Manhã.

“A sopa conduz à saciedade e assim reduzimos a quantidade de comida que colocamos no prato. O padrão desta dieta realça o de uma alimentação saudável, ou seja, contém mais fruta, vegetais, cereais e leguminosas, como o feijão, favas, ervilhas. Leva a uma diminuição do consumos de produtos de origem animal, e acaba por ter um impacto a nível do ambiente, que, hoje em dia, também é uma preocupação”, acrescenta.

PUBLICIDADE

Cereais integrais, como a aveia, que é rica em fibra e vitaminas, os frutos secos, como amêndoas, nozes, avelãs e amendoins, estão associados a uma melhor saúde cardiovascular. “Quanto menos processados forem os alimentos, melhor. Os mais processados, com mais açúcar, sal e gordura são os piores e acabam por ser mais calóricos”, alerta a nutricionista.

A água é um nutriente essencial para a vida e a hidratação é um fator primordial para uma vida saudável. “Além de hidratar, a água está associada a vários processos no nosso organismo. O seu consumo é fundamental para uma boa saúde, cerca de oito a 10 copos por dia”, lembra Susana Teixeira ao CM. A falta de ingestão de água leva à desnutrição e suas consequências.

PUBLICIDADE

“O sal está associado ao aumento da hipertensão e aumento do risco de doenças cardiovasculares. A Organização Mundial da Saúde refere que o consumo diário deve ser inferior a 5 g (1 colher de chá). Para reduzir a quantidade de sal, devem-se utilizar especiarias, ervas aromáticas e produtos de origem vegetal, como cebola, alho e alho-francês, para temperar”, lê-se na notícia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE