Saúde
Este chá pode ser uma alternativa ao Ozempic
Entre a popularidade das dietas rápidas e o Ozempic nas redes sociais, o chá voltou ao centro das atenções, sendo apontado como um aliado na perda de peso.
Mas será que esta bebida realmente faz diferença na balança?
PUBLICIDADE
O chá verde é conhecido pela sua riqueza em antioxidantes e pelo processo de produção, que preserva os seus polifenóis naturais (compostos orgânicos encontrados principalmente em plantas e frutas). De acordo com um artigo publicado pela Harvard T.H. Chan School of Public Health, a falta de oxidação das folhas de chá verde, em contraste com o chá preto, permite manter os antioxidantes intactos, explicou Teresa Fung, professora adjunta de nutrição. Fung esclarece que, embora o chá verde ofereça benefícios como a regulação dos níveis de açúcar no sangue e até a prevenção de cáries, o impacto direto na perda de peso é mínimo.
Muitos dos vídeos no TikTok afirmam que o chá verde aumenta a produção de GLP-1, uma hormona que regula a libertação de insulina e retarda a digestão. Contudo, um artigo do The New York Times sublinha que a ligação entre o chá verde e a perda de peso através desta hormona ainda carece de provas robustas. Por outro lado, o extrato de chá verde, rico em polifenóis como o galato de epigalocatequina (EGCG), tem, de facto, demonstrado potenciais benefícios para a saúde, mas não é um “remédio milagroso” para emagrecer.
A verdade é que, enquanto o chá verde é uma opção saudável, especialmente quando consumido sem aditivos como açúcar, os seus efeitos na perda de peso são modestos.
Fung recomenda desfrutar de três chávenas diárias como parte de um estilo de vida equilibrado. Afinal, o poder do chá verde pode estar menos em transformar o corpo e mais em nutrir a mente e promover a saúde a longo prazo, pode ler-se na Maxima.
Related Images:
PUBLICIDADE