Saúde
Este “amigo” faz bem ao coração e ao cérebro. Saiba os seus 4 benefícios
Não é novidade que incluir os peixes com regularidade nas refeições faz bem à saúde. Entre os diversos tipos, o atum destaca-se pelo sabor e versatilidade. Este peixe de grande porte fornece grandes quantidades de proteína, gorduras, minerais como o ferro, potássio, fósforo e magnésio e as vitaminas B12 e A.
Além de fresco, é encontrado enlatado, o que facilita o seu consumo. No entanto, apesar de os nutrientes serem semelhantes, é importante a quantidade ingerida. Isto porque o atum em lata tem mais conservantes do que o fresco.
PUBLICIDADE
Segundo o Viva Bem estes são os 4 benefícios do atum:
1. Saúde cardíaca: Por conter ômega 3 e potássio, o seu consumo melhora as respostas inflamatórias do organismo e diminuiu o colesterol.
2. Função cerebral: O ômega 3 também é benéfico para o cérebro e contribui para a memória. Protege o sistema nervoso central e afasta o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, explica.
3. Visão: A vitamina A e o ômega 3 estão associados à visão.
4. Saciedade: O atum contribui para o controlo do peso ao deixar a pessoa mais saciada. A pessoa consome menos alimentos, reduz a quantidade de calorias ingeridas e perde peso.
Mas existem riscos e contraindicações.
De uma forma geral, o atum não tem riscos para a saúde. No entanto, deve ser consumido moderadamente. Pessoas com hipertensão devem estar atentas ao consumo do atum em lata, que costuma ter mais sódio, pois pode aumentar a pressão arterial.
Não há uma quantidade recomendada, mas o ideal, se escolher o atum fresco, é variar com outras fontes de proteína e consumir de duas a três vezes por semana. Já a versão em lata, a recomendação é não ingerir mais do que quatro latas de atum semanalmente.
Related Images:
PUBLICIDADE