Extra

Estas ervas aromáticas que crescem bem na sua cozinha. Experimente!

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 18-01-2025

Se quer ter sempre por casa alguns temperos de qualidade, descubra quais são as ervas aromáticas que crescem bem numa cozinha.

PUBLICIDADE

publicidade

Todas as pessoas que cozinham regularmente já viveram a frustração de necessitar de um determinado condimento e não o ter por casa. As ervas aromáticas são o tipo de ingrediente que pode deixar-nos bastante desiludidos. Elas permitem-nos temperar as refeições, deixando-as mais saborosas, com um perfume mais agradável. 

PUBLICIDADE

O aroma, o sabor, a cor das ervas aromáticas podem fazer a diferença numa refeição e transformar algo aparentemente banal em algo bestial. Assim, ter por casa ervas aromáticas revela-se uma boa forma de garantir refeições memoráveis. 

As ervas aromáticas permitem realçar o sabor dos alimentos. Além disso, também servem para os preservar. A decoração é outra utilização que pode ser feita com as ervas aromáticas. Elas também prestam um importante apoio na digestão, ajudando à correta absorção dos alimentos pelo organismo. 

A comida fica mais saudável com este ingrediente. As ervas aromáticas podem substituir o sal. Por isso, ajudam quem deve (ou quer) evitar ou reduzir o seu consumo. É possível preparar iguarias mesmo sem sal, mas com ervas aromáticas.

Ter vasos com estes temperos permite-nos ter esse ingrediente especial sempre à disposição. Logo, deixa de ser necessário sair de casa para uma compra apressada.

Reunimos um conjunto de ervas aromáticas que crescem bem numa cozinha e apresentam características ideais para serem usadas com regularidade, mantendo-se em perfeitas condições: lindas, úteis e perfumadas!

10 ervas aromáticas que crescem bem numa cozinha

É possível fazer um jardim de ervas aromáticas na sua cozinha. As ervas aromáticas só necessitam de uma janela para se manterem saudáveis. Não é preciso haver muito espaço na cozinha. Elas não requerem grandes cuidados. 

1. Manjericão

Esta erva aromática é bastante popular. O manjericão é conhecido pelo aroma e facilmente se distingue. Além disso, o sabor fresco do manjericão também se revela algo distintivo. 

A cozinha italiana recorre muito a esta erva aromática. Conjugar tomate, mozzarela e manjericão é uma combinação emblemática. O manjericão também é frequentemente usado em pizzas e massas ou no molho pesto.

2. Coentros

Esta erva aromática é usada em todo o mundo. O sabor dos coentros é forte e penetrante. As pequenas folhas de cor verde intensa destacam-se no prato. Além de permitirem preparar molhos, temperar peixes e aves, os coentros são utilizados frequentemente para temperar caldos e sopas.

3. Orégãos

Entre as ervas aromáticas que crescem bem numa cozinha estão os orégãos. Este ingrediente pode ser utilizado em inúmeras receitas. Ele combina particularmente bem com tomate. Os orégãos são muito utilizados na gastronomia italiana. Há vários pratos deste país que usam este ingrediente, nomeadamente massas, pizzas e lasanhas.

Este ingrediente também é utilizado com frequência em ensopados, sopas, pratos de arroz ou peixe. Além disso, os orégãos podem integrar saladas ou pratos fritos, enriquecendo com o seu aroma e sabor tão característico. 

Os orégãos libertam um aroma peculiar e facilmente se distinguem entre os temperos. Esta será seguramente uma das ervas aromáticas mais populares. 

As suas plantas requerem muito sol. O vaso com esta planta deve ficar num espaço onde possa receber luz solar, embora estas plantas também possam ficar em áreas de semi-sombra. 

4. Tomilho 

Começou por ser muito utilizado como condimento na culinária no norte da África e no Mediterrâneo. O tomilho apresenta uma fragrância. Além do aroma agradável, esta erva aromática também torna os pratos mais saborosos. O sabor do tomilho é intenso e até permite reduzir a utilização do sal nas refeições.

O tomilho é regularmente usado como condimento em queijo curado, chouriço, carne de porco ou cordeiro, entre outros. Esta erva aromática pode integrar ensopados, podendo até ser usada em alimentos gordurosos e fritos. 

5. Hortelã

Ter a oportunidade de cultivar hortelã num vaso revela-se algo especial. Uma cozinha beneficia muito com hortelã fresca pronta a usar, não só pelo sabor que pode emprestar às refeições preparadas, mas também pelo seu perfume. O ambiente fica com um aroma irresistível e refrescante. 

A hortelã é usada por inteiro e pode integrar sopas, saladas, sobremesas. Por exemplo, ela pode decorar saladas de fruta. As bebidas também beneficiam muito das qualidades da hortelã. 

Podemos usar hortelã em chá frio ou quente ou integrá-la numa água aromatizada com fatias de limão. Ficará irresistível!!… Esta erva aromática tanto pode ser utilizada fresca, como seca. Independentemente da opção, as suas qualidades fazem-se sentir. 

6. Estragão

Esta erva aromática é muito apreciada na culinária francesa. Ela pode servir como uma alternativa ao sal, à pimenta e ao vinagre. O estragão pode ser usado em molhos, por exemplo. Pratos de aves e peixe também enriquecem muito com esta erva aromática.

Vale a pena experimentar.

7. Salva

Esta erva-aromática apresenta um aroma intenso inconfundível. A salva é uma das ervas aromáticas que cresce bem numa cozinha. Esta é uma excelente opção, porque é fácil de plantar e cuidar. A salva tem a vantagem de ser resistente a climas frios e quentes. 

Existem algumas refeições que ficam maravilhosas quando são preparadas com salva, como carnes de porco e vaca e cogumelos, por exemplo. O consumo desta erva aromática também está associado a uma série de benefícios. Por exemplo, ajuda a fazer melhor as digestões mais prolongadas.

8. Erva-cidreira

As folhas de erva-cidreira libertam um aroma forte a limão quando são esmagadas. As suas folhas frescas permitem aromatizar diversos pratos, funcionando particularmente bem com peixe, estufados ou sopas. 

A erva-cidreira também pode ser usada para aromatizar águas ou refrescos, especialmente no verão. As folhas secas de erva-cidreira são perfeitas para fazer chá.

9. Alecrim

Esta erva aromática teve origem na região do Mediterrâneo. No entanto, as suas características foram tão apreciadas que conquistou os paladares no mundo inteiro. As folhas desta erva aromática são finas e pontiagudas, fazendo lembrar as folhas de pinheiro (embora em menor dimensão) e de coloração bem verde.

O alecrim pode ser cultivado todo o ano, sendo que apenas necessita de permanecer num local arejado. A iluminação deve ser direta, pelo menos numa parte do dia. Para incluir nas suas refeições do quotidiano, selecione as folhas verdinhas e sem manchas.

10. Cebolinho 

O cebolinho pode ser consumido fresco ou congelado. Esta planta perene pode fazer parte do seu jardim doméstico e da lista de ervas aromáticas que crescem bem numa cozinha. A planta pode crescer até 30 cm de altura e ajudar a tornar as suas refeições mais saborosas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE