Vamos
Estas caçoilas dão a conhecer a gastronomia e tradições da aldeia mais alta da Serra da Estrela
Os habitantes da aldeia mais alta de Portugal voltam a reanimar uma das tradições mais antigas e enraizadas na comunidade – a Noite das Caçoilas.
As caçoilas são um dos pratos mais típicos da Aldeia de Montanha do Sabugueiro nos dias de festa.
PUBLICIDADE
No sábado, 2 de novembro, os apreciadores da gastronomia regional vão poder provar a carne confecionada nas caçoilas do forno, quer seja nas tasquinhas improvisadas ou nos restaurantes da aldeia, mas também vivenciar a tradição de chegar a lenha ao forno, cozer o pão, e constatar com a população local as azafamas do forno comunitário.
Neste ponto de encontro de apetites e mãos experientes e sábias vai poder provar as caçoilas de carne cozinhadas em barro preto. A chanfana, o arroz de carqueja, os famosos torresmos ou o cabrito, borrego e frango do campo no forno – carnes criadas em plena Serra da Estrela – fazem parte da ementa.
Para além de conhecer a gastronomia e as tradições, a Noite das Caçoilas desafia os participantes a vivenciar uma experiência única em contato direto com a essência da aldeia, os seus habitantes.
O programa começa às 19:00 com animação de rua através do Grupo Colmeia. Por volta das 20:00, tem lugar a refeição. A iniciativa encerra com um concerto musical a cargo de Vírgilio Faleiro e a sua banda.
A refeição tem o preço de 15 euros (adultos). Já as crianças, entre os 6 e 12 anos, pagam 10 euros, enquanto as crianças até aos 6 anos comem gratuitamente. As inscrições podem ser feitas neste link.
Related Images:
PUBLICIDADE