Primeira Página

Esta vacina pode reduzir o risco de demência

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 13 horas atrás em 03-04-2025

Um novo estudo publicado na prestigiada revista Nature revelou resultados promissores sobre os benefícios da vacina contra a herpes zoster, conhecida como Zostavax, na redução do risco de demência.

A pesquisa, que analisou os dados de mais de 280 mil idosos ao longo de sete anos, mostrou que os indivíduos que haviam recebido a vacina apresentaram uma diminuição de 20% no risco de desenvolver demência, em comparação com aqueles que não foram vacinados.

PUBLICIDADE

publicidade

Este estudo, realizado com dados provenientes do País de Gales, onde a vacinação contra o herpes zoster é implementada há mais de uma década, dá mais robustez a conclusões anteriores sobre os benefícios desta vacina. A análise revelou que a eficácia do efeito da vacina foi particularmente notável em mulheres, dá conta o Notícias ao Minuto.

PUBLICIDADE

O autor principal do estudo, Pascal Geldsetzer, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, comentou: “Podemos afirmar com maior confiança que a vacina contra a herpes zoster reduz o risco de demência. Se isso for realmente um efeito causal, estamos perante uma descoberta de tremenda importância”.

Embora os mecanismos pelos quais a vacina possa reduzir o risco de demência ainda não estejam completamente esclarecidos, os investigadores sugerem que os efeitos da vacinação vão além da prevenção do herpes zoster, podendo também oferecer benefícios substanciais para a saúde pública. Anupam Jena, professor da Harvard Medical School, destaca que, embora a relação causal precise de mais investigação, os benefícios da vacina para a saúde pública podem superar amplamente o seu custo, representando uma intervenção eficaz na prevenção de doenças cognitivas.

Este estudo traz mais uma evidência do impacto positivo que vacinas podem ter em condições não apenas infecciosas, mas também neurológicas, reforçando a importância de programas de vacinação para a saúde pública.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE