Primeira Página

Esta “tábua” vai juntar os melhores queijos e enchidos da Região de Coimbra (e não só)

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 22-01-2025

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o Pavilhão Multiusos de Tábua será palco da Tábua de Queijos e Sabores da Beira, um evento que junta cerca de 170 expositores. A entrada é gratuita.

PUBLICIDADE

publicidade

O certame destaca o queijo Serra da Estrela, queijos regionais, enchidos, mel, compotas, pão e outros produtos endógenos, incluindo artesanato, promovendo o que de melhor se produz no concelho a nível gastronómico e cultural.

PUBLICIDADE

No primeiro dia, o público poderá desfrutar de apresentações musicais, oficinas infantis e sessões de showcooking. Já no domingo, a programação inclui um passeio de bicicletas antigas , bem como uma caminhada. O programa Domingão da SIC começa às 15:00.


Uma das novidades desta edição é a montra vínica, que contará com 14 expositores representando várias regiões vinícolas de Portugal, como Dão, Minho, Douro, Alentejo, Bairrada, Bucelas e Vinhos Leves de Lisboa.

Em paralelo, decorrerá a Semana do Borrego Serra da Estrela, entre 21 de fevereiro e 4 de março, uma iniciativa que promete atrair ainda mais visitantes ao concelho.

Para Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal de Tábua, o evento “consolidou-se nos últimos anos como uma referência na valorização de produtos endógenos, gastronomia e artesanato, atraindo milhares de pessoas à região”.

O evento foi apresentado ao final da manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro.

O autarca, que falava na apresentação da Tábua de Queijos e Sabores da Beira, adiantou que a Câmara tenciona iniciar a construção da incubadora ainda no final do primeiro semestre deste ano, num investimento de cerca de 700 mil euros, suportado pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior Norte.

Além de ser um espaço para os produtores certificarem o seu queijo, a futura infraestrutura tem paralelamente uma vertente turística, ao permitir que os visitantes possam produzir o seu próprio queijo e recolhê-lo no final do período de maturação, cerca de 40 dias depois.

“A incubadora do queijo não irá resolver todos os problemas do mundo rural, nem de longe nem de perto, daí que tenhamos de apostar as fichas em várias áreas e melhorar os apoios, tentando atrair mais gente para este setor, que já por si é difícil”, salientou Ricardo Cruz.

A estratégia do município de Tábua, segundo o autarca, passa por investir no espaço, “que já tem validação orçamental”, para que “seja mais uma valia e um contributo ativo para poder ter a chancela do queijo Serra da Estrela”.

O concelho, através das freguesias de Midões, Póvoa de Midões e Vila Nova de Oliveirinha, integra a Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE