Coimbra

Esta princesa ganhou uma rotunda em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 25-02-2025

Coimbra está associada à lendária história de amor de Pedro e Inês, mas existem muitas outras histórias curiosas na cidade. A Lenda da Princesa Cindazunda é um dos exemplos.

De acordo com a lenda, após ter destruído Conímbriga, Ataces, rei dos Alanos, dedicou-se à fundação de uma nova cidade na margem direita do rio Mondego. Estava embrenhado a dirigir a edificação dessa nova Coimbra, no local da romana Aeminium, quando surgiu o rei suevo Hermenerico com o seu exército, sedento de vingança pelas derrotas sofridas.

PUBLICIDADE

publicidade

Iniciou-se então um sangrento combate entre os dois exércitos que tingiu as águas do Mondego de vermelho. Durante esta batalha, Hermenerico é forçado a retirar-se para norte, mas Ataces foi atrás dele. Deste modo e para colocar fim à guerra, o rei suevo oferece a Ataces a mão da sua filha, a bela princesa Cindazunda.

PUBLICIDADE

No regresso a Coimbra, apaixonado por Cindazunda, o rei dos Alanos decide perpetuar o seu casamento dando a Coimbra um brasão comemorativo do acontecimento. Nele, a princesa Cindazunda surge coroada de uma taça que simboliza o seu casamento.

Atualmente, a princesa dá nome a uma rotunda localizada na Avenida Fernão Magalhães, em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE