Coimbra

Esta pode ser a oportunidade que qualquer ator tanto ambiciona

Notícias de Coimbra | 23 horas atrás em 31-03-2025

Imagem: Depositphotos

Estão abertas as inscrições para um dos mais importantes projetos internacionais de formação teatral avançada, a École des Maîtres.

Coorganizada em Portugal pelo Teatro Académico de Gil Vicente e Teatro Nacional D. Maria II, a École des Maîtres é um dos mais significativos projetos internacionais de formação teatral avançada.

PUBLICIDADE

publicidade

A edição deste ano, destinada a jovens artistas, com idades entre os 24 e os 35 anos, será dirigida pelo encenador e dramaturgo iraniano Amir Reza Koohestani e as candidaturas podem ser submetidas até ao dia 22 de abril. 

PUBLICIDADE

Idealizado por Franco Quadri em 1990, a École des Maîtres é um curso internacional itinerante de aperfeiçoamento teatral que tem como objetivo relacionar jovens artistas europeus, oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional.  

Para frequentar a École des Maîtres 2025 serão selecionadas/os 4 participantes de cada país que integra o projeto.

Este ano, a este grupo de 16 jovens artistas, juntar-se-ão ainda 4 participantes da Eslovénia, no âmbito das iniciativas da Região Autónoma de Friuli Venezia Giulia para a GO!2025 | Nova Gorica-Gorizia – Capital Europeia da Cultura.

O grupo, de 20 jovens artistas, será constituído pela maior heterogeneidade possível, em termos de género, origem e cultura. 

Estes 20 participantes irão trabalhar com Amir Reza Koohestani, realizando um workshop intitulado A vida quotidiana como performance: criação de narrativas a partir de experiências do dia-a-dia.

O projeto inicia-se em Liège, a 26 de agosto, e prosseguirá com etapas de trabalho e apresentações públicas nas diversas sedes europeias do projeto: Lisboa (31 agosto – 5 setembro); Coimbra (6 – 11 setembro); Milão (12 – 16 setembro); Udine (17-26 setembro) e Angers (27 setembro – 3 outubro). 

Em Portugal, o júri da École des Maîtres 2025 é composto por Cláudia Morais, Pedro Penim, Sílvio Correia Santos e Sofia Campos, que analisarão as candidaturas e convocarão as/os candidatas/os para uma audição, agendada para o dia 5 de maio, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa. A partir desta audição, serão selecionadas/os as/os 4 artistas que integrarão a École des Maîtres 2025.  

A candidatura deverá ser apresentada até ao dia 22 de abril, obrigatoriamente através do mail nunogomes@tagv.uc.pt. Os dados e documentação a submeter são: nome, morada, contacto de mail, telemóvel e contacto de emergência; fotocópia legível de um documento de identificação; currículo profissional detalhado; carta de motivação; fotografias (retrato e corpo inteiro) em alta resolução e formato JPEG e declaração de compromisso para frequentar sem interrupções a École des Maîtres.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE