Economia

Esta manhã não paga impostos!

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 15-10-2024

Um plenário de trabalhadores a Autoridade Tributária, convocado para esta manhã, acarreta constrangimentos ao atendimento ao público e pode implicar encerramento de alguns serviços.

PUBLICIDADE

O plenário destina-se a debater “as formas de luta a implementar, no curto, médio e longo prazo, tendo em vista a dignificação das condições de trabalho e a revisão das tabelas salarias das carreiras especiais da Autoridade Tributária e Aduaneira”.

A reunião, a realizar por videoconferência, de âmbito nacional, é a primeira iniciativa do género e, segundo o Sindicato de Trabalhadores dos Impostos (STI), justifica-se devido à dispersão geográfica das unidades orgânicas da AT.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com fonte sindical, “a elevada participação dos trabalhadores levou ao encerramento dos Serviços de Finanças de Figueira da Foz 1 e 2, Condeixa, Penela, Miranda do Corvo, Tábua e Penacova”, havendo constrangimentos no
atendimento em algumas secções dos restantes Serviços de Finanças do distrito (nomeadamente em Coimbra 2, aberto apenas com três funcionários).

Alguns dos Serviços de Finanças, apesar da elevada adesão (em alguns casos
superando os 80%), não encerraram num esforço de manutenção de atendimento ao cidadão, demonstrando-se assim, segundo a mesma fonte, o espírito de serviço público.

Depois de, a 09 de Setembro, o Governo ter assumido com os dirigentes sindicais que, ao contrário do que sucedeu com outras carreiras da Administração Pública, as reivindicações dos trabalhadores da AT não são uma prioridade, o STI decidiu avançar com esta iniciativa para ouvir todos os trabalhadores, “abrindo porta ao diálogo, visando recolher contributos e mobilizando-os para as acções de luta que se seguem”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE