Vamos
Esta Feira Franca integra desfile nacional do traje popular
Feira Franca de Viseu deste ano decorre entre 10 e 22 de setembro integrando um desfile nacional do traje popular português, no dia 21, com “mais de 1.000 participantes”, anunciou hoje a câmara daquela cidade.
“Evocando o cariz fundacional da feira franca, criada pela Carta de Feira concedida pelo Rei D. João I, em 1392, a Câmara Municipal de Viseu promove, entre os dias 10 e 22 de setembro, o evento “Feira Franca de Viseu”, informou hoje a Câmara Municipal, liderada por Fernando Ruas.
Depois da Feira de São Mateus, que termina em 08 de setembro, cuja programação e promoção é da responsabilidade da Viseu Marca, o recinto acolhe a programação da “Feira Franca de Viseu”, organizada pelo Município.
Segundo uma nota de imprensa, serão 13 dias de entrada gratuita com uma “programação vocacionada para a promoção e valorização de manifestações culturais tradicionais de raiz popular, locais e de âmbito nacional”.
“É uma programação curta, mas intensa, que exalta o melhor do nosso concelho, região e país, garantindo aos vários grupos e artistas um palco extra de promoção junto de viseenses e visitantes”, afirma, citado na nota, Fernando Ruas.
No Dia do Município, 21 de setembro, realiza-se o 27.º Desfile Nacional do Traje Popular Português, com Viseu a ser “anfitriã deste grande evento anual, de enorme relevância cultural e social no país, organizado pela Federação do Folclore Português, com o apoio da autarquia” viseense.
“A iniciativa reunirá mais de 1.000 participantes de todas as regiões de Portugal Continental e da região autónoma da Madeira, que irão apresentar no Campo de Viriato “os jeitos e preceitos do trajar d’antanho, exibindo as diferenças regionais e a multiplicidade de cores e texturas que constituem o Traje Popular Português”.
“Através da valorização do traje, o desfile constitui um importante contributo para a preservação da memória coletiva, perpetuando conhecimentos e técnicas artesanais ancestrais”, sustenta a autarquia.
“Com a realização da Feira Franca de Viseu, de entrada gratuita, a autarquia assegura a continuidade da guardiã das Feiras Populares do país até ao feriado municipal, no formato de um grande evento, contribuindo para a manutenção da dinamização económica, social, recreativa e cultural”, sublinha o autarca.
Da programação, “constituída em 99%, pelos talentos da casa”, fazem parte as atuações de tunas académicas, ranchos e grupos folclóricos e de cantares, grupos de bombos e Zés Pereiras e ainda o coro Mozart, Vox Visio Coral, Mara Pedre e os vencedores das marchas populares.
Durante as quase duas semanas, haverá também espaço para a realização da Festa das Freguesias, com a presença de produtos e cultura das 25 do concelho e ainda a iniciativa “Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense”, anteriormente agendada para o Parque Aquilino Ribeiro, em junho, mas adiada devido ao mau tempo.
Related Images:
PUBLICIDADE