Portugal

Esta estrada “faz” os carros subirem sozinhos. Será?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 semana atrás em 11-04-2025

Existe uma estrada em Braga que tem despertado a curiosidade e fascinado tanto os locais como os curiosos de todo o mundo: a famosa “estrada mágica” do Bom Jesus do Monte.

Nessa rua, algo aparentemente impossível acontece – os carros, quando colocados em ponto morto, sobem sozinhos, contrariando todas as leis da física.

PUBLICIDADE

publicidade

À primeira vista, este fenómeno pode parecer uma verdadeira ilusão, fruto de magia ou até de algum tipo de poder sobrenatural. Afinal, o que poderia justificar que um carro, com o motor desligado, subisse uma rua quando deveria estar a descer? Será magia, magnetismo ou algo mais misterioso? A resposta, como muitas vezes acontece, é mais simples do que parece.

PUBLICIDADE

A “estrada mágica” tem cativado milhares de pessoas, atraindo até aqueles que desejam testar este fenómeno com os seus próprios carros. Colocando o veículo em ponto morto e observando-o a subir, os participantes ficam maravilhados e convencidos de que algo fora do comum está a acontecer. Contudo, se olharmos mais de perto, a explicação para o fenómeno é bem mais racional.

A explicação científica para o que se passa na estrada de Braga está na forma como o nosso cérebro percebe o ambiente que o rodeia. A estrada, embora pareça estar a subir, está, na realidade, a descer, mas a sua inclinação é tão suave que a ilusão de ótica é criada pela paisagem ao redor. A falta de elementos de referência visuais, como árvores ou edifícios em linha reta, faz com que o nosso cérebro seja facilmente enganado. O declive da rua é muito suave, o que cria a ilusão de que o carro está a subir, quando na verdade ele apenas desce.

Para confirmar esta explicação, basta fazer alguns testes simples. Se, por exemplo, despejarmos um garrafão de água na estrada, a água segue na mesma direção que o carro, ou seja, vai para baixo, contrariando qualquer teoria de magnetismo ou forças ocultas. Para mais clareza, ao utilizar um medidor de nivelação, podemos verificar que a estrada realmente desce, mas de forma tão ligeira que não é perceptível aos olhos, dá conta o NCultura.

A experiência de conduzir na “estrada mágica” é fascinante, pois ao colocar dois carros em ponto morto, um na estrada A (a suposta estrada que sobe) e outro na estrada B (a estrada mais acentuada), percebe-se que ambos os carros descem. No entanto, devido à acentuação muito mais acentuada da estrada B, o carro na estrada A desce mais lentamente, o que dá a impressão de estar a subir.

Em resumo, a “estrada mágica” de Braga não possui poderes sobrenaturais nem feitiçarias, mas sim um fenómeno natural que engana o nosso cérebro. As ruas paralelas, com diferentes inclinações, criam uma ilusão de ótica que faz parecer que um carro em ponto morto sobe a rua. O mistério está desvendado: não há magia, apenas uma ilusão de perceção.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE