Saúde

Esta é a nova arma contra o cancro do intestino

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 13-01-2025

Um copo de leite por dia tem potencial para melhorar a saúde intestinal. Um estudo da Universidade de Oxford realizado com mais de meio milhão de mulheres revelou que beber 200 gramas de leite por dia pode reduzir o risco de cancro no intestino em 14%.

PUBLICIDADE

publicidade

Os produtos lácteos, especialmente os ricos em cálcio, podem desempenhar um papel protetor no intestino. Isto especialmente entre as mulheres. Tudo porque tendem a consumir menos cálcio.

PUBLICIDADE

De todas as 97 escolhas alimentares consideradas no estudo, o iogurte e o leite apresentaram as correlações negativas mais fortes com o desenvolvimento do cancro colorretal.

De facto, o consumo de 300 gramas de cálcio reduz o risco de cancro em 17%, ou seja, três pontos percentuais mais do que o leite, pode ler-se no Leak.

Após uma análise mais aprofundada dos números, os investigadores descobriram que a ligação entre o cancro do intestino e o leite se devia principalmente ao cálcio. Como tal, existe a possibilidade de os alimentos ricos em cálcio, poderem proteger contra problemas de saúde a longo prazo na parte inferior do intestino.

No entanto, por muito rigoroso e amplo que este estudo tenha sido, apenas pode dar uma ideia das possíveis causas e prevenções do cancro.

O cancro do intestino está a aumentar e os investigadores suspeitam que as escolhas alimentares pouco saudáveis estejam a contribuir.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE