Saúde
Esta combinação que faz (diariamente) pode vir a ser fatal
É das melhores combinações para um fumador: um cigarro e um café. Faz parte da rotina de diversas pessoas.
Por ser tão comum, este tipo de combinação despertou o interesse de alguns investigadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. De facto, foi possível descobrir que este hábito antigo de acender um cigarro enquanto toma o primeiro café do dia, pode não ser apenas uma questão de hábito.
PUBLICIDADE
Segundo o estudo, a cafeína afeta os recetores da nicotina no cérebro – algo que pode explicar esta prática bastante comum.
Ao que parece, depois de uma noite sem nicotina, o cérebro de um fumador está muito mais sensível para esta falha e o café ajuda a potenciar o desejo. E se para umas pessoas a cafeína é o ingrediente do bem-estar presente no café, para os fumadores a situação pode ser um pouco diferente. Isto é, podem receber outro tipo de impulso quando bebem o seu primeiro café, como se pode ler no e-Konomista.
Se nos sentarmos numa esplanada e observarmos, vemos com facilidade alguém a beber um café e a fumar um cigarro ao mesmo tempo. A verdade é que esta combinação não é feita somente pela manhã, mas sim ao longo do dia.
No entanto, os efeitos de consumir nicotina e cafeína logo pela manhã são muito diferentes do que se possa pensar. Assim, saiba que quem fuma imediatamente quando se levanta, apresenta níveis mais altos de nicotina em relação às pessoas que esperam até ao pequeno-almoço para acenderem um cigarro. O que faz com que aumente o risco de aparecimento de cancro do pulmão à medida que os anos passam.
Então para todos os que apreciam o cigarro e café desde cedo, é importante fazerem um esforço para se levantarem, tomarem o pequeno-almoço com calma (incluindo o café) e esperarem cerca de 30 minutos até fumarem o seu primeiro cigarro do dia.
Related Images:
PUBLICIDADE