Portugal

Esta chuva é de “lama”

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 28-03-2025

Nos últimos anos, as poeiras têm-se tornado um fenómeno cada vez mais presente nas notícias e nas conversas sobre meteorologia em Portugal Continental.

Este aumento tem sido notado principalmente ao longo dos últimos cinco anos, com uma maior frequência e visibilidade das poeiras no território, lê-se no Lusometeo.

PUBLICIDADE

publicidade

Muitas vezes associadas a fluxos de ar quentes provenientes do Sul, as poeiras têm impacto não só na qualidade do ar, mas também na visibilidade e nas condições meteorológicas.

PUBLICIDADE

As poeiras que afetam Portugal Continental têm origem principalmente no deserto do Saara, sendo transportadas por correntes de ar quentes, chamadas fluxos de Sul.

Estes fluxos são muitas vezes provocados pela presença de depressões atmosféricas a Oeste do território, que favorecem a deslocação de ar quente e seco para a região. Este fenómeno tem se tornado cada vez mais comum, o que tem gerado uma maior atenção pública.

Nos próximos dias, as poeiras devem atingir primeiro a Madeira, onde se espera uma maior concentração.

Durante a tarde de sexta-feira e ao longo do fim-de-semana, o céu na Madeira pode apresentar uma tonalidade amarelada, resultado da presença das poeiras suspensas na atmosfera.

Esta situação poderá ser acompanhada de instabilidade meteorológica, com possibilidade de “chuva de lama”, um fenómeno em que a poeira se mistura com a água da chuva, criando uma precipitação suja, característica deste tipo de evento.

As poeiras irão, posteriormente, arrastar-se em direção a Portugal Continental, onde deverão chegar entre segunda e terça-feira. As concentrações de poeira previstas para o continente são moderadas, o que significa que o impacto no dia a dia das pessoas será mais reduzido, mas não deixam de ser um fenómeno a ter em conta, especialmente para aqueles que sofrem de problemas respiratórios.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE