Mundo

Está é a Éowyn. Pode ser a tempestade mais forte dos últimos 100 anos

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 21-01-2025

A MetOffice nomeou recentemente a tempestade Éowyn, que poderá figurar como uma das mais intensas a atingir as Ilhas Britânicas no último século.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar de a trajetória do sistema ainda não estar completamente definida, os especialistas alertam para potenciais impactos graves na Irlanda, Irlanda do Norte e Escócia.

PUBLICIDADE

Segundo o Lusometeo, a direção da depressão será decisiva para determinar a severidade dos seus efeitos. Uma trajetória mais a Norte resultaria numa tempestade de maior intensidade, mas com menor alcance no campo de ventos em território britânico. Por outro lado, se o sistema atravessar o Norte das Ilhas Britânicas, os efeitos serão particularmente sentidos na Irlanda, Irlanda do Norte e Escócia, com impacto mais reduzido em Inglaterra e País de Gales.

O pico da tempestade está previsto para a manhã de sexta-feira, 24 de janeiro, na Irlanda, estendendo-se para a tarde e noite em outras regiões das Ilhas Britânicas, particularmente no leste, já durante a madrugada de sábado, 25 de janeiro.

Os efeitos da tempestade em Portugal serão limitados, afetando principalmente os Açores e o território continental:

Açores: A partir de quinta-feira, 23 de janeiro, são esperados ventos fortes e ondas com alturas entre 7 e 10 metros.

Portugal Continental: Na sexta-feira, a partir da tarde, a frente associada à tempestade trará chuva e vento, deslocando-se de Norte para Sul.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE