A água é fundamental para nossa saúde. Hidrata-nos, ajuda a eliminar as toxinas do corpo e renova as energias. Contudo, recentemente, tem sido surgido a ideia de que a água gelada pode ser um problema quando consumida.
Veja 5 razões para evitar a água gelada.
1. Prejudica a digestão
PUBLICIDADE
Beber água gelada antes da refeição, durante ou depois pode “solidificar as gorduras, causando contração dos intestinos e impedindo a sua função de absorção e de movimentação, o que pode levar à desaceleração da digestão e prisão de ventre. Já beber água ambiente antes das refeições ajuda a melhorar o processo digestivo”, revela o portal Informe Brasil
2. Afeta a hidratação do corpo
Quando bebemos água gelada, o corpo está a gastar energia para adequar-se à temperatura em vez de estar a trabalhar na digestão e absorção de nutrientes. Portanto, pode ser prejudicial para a hidratação do corpo, conta o site brasileiro.
3. Causa dor de garganta
Quando consumimos água muito fria, ficamos por vezes com uma estranha sensação na garganta. É o nosso corpo a regular e a “aquecer” a água. Essa sensação, em excesso, é sinal que o sistema imunológico está fraco e, claro, aumenta o risco de gripes.
4. Enfraquece as defesas do corpo humano
Quando estamos doentes, o ranho é sempre aquele fator sempre presente. O excesso de ranho levanta a vontade de aliviar a garganta com água fria. Pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico.
5. Pode afetar a absorção de medicamentos
Sabia que ao beber água gelada com medicamentos estes podem perder a sua eficácia? “A absorção pode ser prejudicada. Para garantir uma boa absorção de medicamentos, é importante ingeri-los com água à temperatura ambiente.”
PUBLICIDADE