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Esperio: Incertezas empresariais continuam a arrastar o mercado para baixo

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-02-2023

Um efeito global criado por todo o conjunto de relatórios empresariais trimestrais em Wall Street, mesmo antes do anúncio da Reserva Federal (Fed), permanece nublado. Poderia ser bastante comparado a um acabamento estaladiço ou pós-brilho, uma estranha mas agradável sensação de acidez no vinho, combinada com palavras não ditas sobre o que acontece a seguir.

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Algumas corporações apresentaram nominalmente ao mercado alguns números de receitas bastante confortáveis, mas tiveram uma sessão comercial muito volátil que não deixou a erva crescer sob os pés dos investidores. O preço das acções do McDonald’s, por exemplo, que é geralmente considerado altamente resistente a todos os tipos de riscos de recessão, caiu quase 3% após um EPS (equity per share) melhor do que o esperado de $2,59, em comparação com as estimativas consensuais de $2,45, sobre as vendas de $5,93 mil milhões do 4º trimestre de 2022. É a terceira maior publicação trimestral dos cinco anos anteriores.

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Isto é muito bom, dadas as duras condições de persistente pressão de estagflação. No entanto, a cadeia de fast-food alertou os mercados para a possível influência negativa adicional dos elevados custos dos factores de produção, bem como do cesto enfraquecido de outras moedas importantes contra o Greenback.

Um possível impacto de taxas de juro mais elevadas por parte do Fed, uma vez que os custos de empréstimo podem exceder substancialmente a barreira psicológica dos 5%, poderia desencadear outra onda de compra de dólares americanos no mercado cambial contra uma grande variedade de moedas de mercados emergentes. O mundo fora dos EUA e da Europa tornou-se agora o principal mercado de expansão, não só para o McDonald’s, mas também para outros gigantes. Mesmo a Amazon e o Google não podem evitar isto enquanto o mergulho das despesas promocionais devido aos orçamentos de austeridade dos parceiros comerciais, também está a exercer pressão sobre eles.

Os analistas Esperio observam que o McDonald’s, com a sua baixa média de verificação e fidelização de clientes com baixos salários, pode mais ou menos facilmente recuperar depois de muitos pontos de venda encerrados na Rússia e na Ucrânia devido ao conflito militar. A empresa ainda tem grandes planos de expansão que incluem a abertura de novos restaurantes. O seu CEO, Chris Kempczinski, disse que o McDonald’s vai colocar quase metade dos seus gastos de capital estimados em 2,4 mil milhões de dólares para a abertura de novos restaurantes em cerca de 1.900 locais a nível mundial durante este ano. Fá-lo-ão apesar dos ventos contrários, enquanto os custos de empréstimo recentemente elevados farão aumentar as despesas com juros entre 10% a 12%, acrescentou.

As quotas do McDonald’s estão ainda a uma distância próxima dos seus máximos plurianuais. O gigante retalhista perdeu muito vapor durante a crise da coroa e as tensões geopolíticas. No entanto, nem todas as empresas dispõem de um recurso de auto-regeneração deste tipo. Isto ofusca o horizonte do mercado e pode ajoelhar qualquer tentativa de formar um rally de recuperação estável no mercado em geral.

Por Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

 

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